queda na arrecadaão

Caiado diz que vai pagar salários no dia 30 de abril

Em live transmitida pelas redes sociais na tarde desta quarta-feira (22), o governador Ronaldo Caiado…

Caiado garante pagamento da folha no dia 30 de abril
Caiado garante pagamento da folha no dia 30 de abril

Em live transmitida pelas redes sociais na tarde desta quarta-feira (22), o governador Ronaldo Caiado (DEM)  anunciou que o salário dos servidores públicos estaduais será pago integralmente no dia 30 de abril. O governador ressaltou a queda na arrecadação, causada pela quarentena, causou desequilíbrio nas contas, mas afirmou que será utilizado 20% dos recursos de custeio de todos os poderes para realizar o pagamento.

A decisão foi tomada em uma reunião entre o presidente da Assembleia Legislativa (Alego), do Tribunal de Justiça (TJ-GO), dos Tribunais de Contas do Estados e dos Municípios, o Ministério Público (MP-GO) e o governo do estado.

“Todos sabem da queda da arrecadação”, disse Caiado. “Com essa baixa, estávamos prevendo até a necessidade de propor um corte nos salários. Isso foi discutido. Construímos um acordo com todos os poderes 20% do duodécimo da parte de custeio. Com essa medida, garantimos os salários de todos os servidores para o dia 30 de abril”.

O governador não descartou a possibilidade de cortes e atrasos no futuro. “A queda de arrecadação dos meses de maio e junho é que vem com toda força. Se ficar algum pedaço para trás, não quer dizer que o estado não vai pagar. Quer dizer que talvez a gente atrase”.

Caiado afirmou que a quarentena ainda deve durar mais dois meses e ressaltou a necessidade das pessoas se comprometerem com as medidas de prevenção à disseminação do vírus.

“Estamos hoje no dia 22 e vamos atravessar o mês de maio e junho. Vamos precisar de muita dedicação por parte de vocês, para que todos saibam que é uma travessia que exige de nós muita humildade, determinação e coragem para superar as adversidades”.

Morte de servidor

O governador comentou ainda a morte de Javier Martins de Oliveira, de 57 anos. Ele trabalhava na Superintendência de Atenção Integrada à Saúde foi o primeiro servidor público de Goiás a morrer por causa do coronavírus.

“Uma pessoa exemplar”, disse Caiado. “Um profissional que encantava a todos, prestativa, atenciosa, sempre alegre e disposto. Ele e a esposa foram acometidos pelo coronavírus. A esposa teve uma recuperação rápida, mas ele foi para o hospital e não resistiu. Conhecia ele bem. Isso mexe cm a gente. Faz com que a gente fique emocionalmente abalado”.

Ele aproveitou a oportunidade para ressaltar que as medidas de isolamento social continuarão a ser tomadas. “As pessoas às vezes falam: ‘você tem que entender. Eu não entendo. Graças a deus sou governador e não vou entender. Não adianta querem achar que podem fazer pressão. Eu vou manter essas condições”.