ELEIÇÃO 2022

Caiado pede “humildade” aos pré-candidatos a senador da base governista

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) cobrou da base governista convergência em prol da candidatura…

Caiado pede
Caiado pede "humildade" aos pré-candidatos a senador da base governista (Foto: Divulgação)

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) cobrou da base governista convergência em prol da candidatura ao Senado. A vaga única majoritária ao Congresso Nacional é alvo de tensões pela quantidade de pré-candidatos dispostos a seguir ainda na disputa.

“O que eu peço agora é que, por favor, se entendam. Tenham humildade também de saber quais chances que cada um tem, de que maneira pode se ter uma campanha compartilhada e de que maneira nós podemos avançar neste acordo”, afirmou o governador.

Caiado se refere a um possível entendimento sobre as chamadas candidaturas avulsas, que foram permitidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após solicitação do deputado federal Delegado Waldir (União Brasil), que intenciona justamente se candidatar ao Senado.

A possibilidade de candidaturas avulsas abriu a possibilidade de mais de um nome como candidato por coligação. Neste sentido, a base hoje conta com Delegado Waldir, Zacharias Calil (União Brasil), Lissauer Vieira (PSD), Alexandre Baldy (PP) e Luiz do Carmo (PSC). Lissauer, no entanto, pressiona para que seja o nome único.

Convergência

Neste sentido, Caiado conversa com cada um e espera entendimento. “Conversando. Tenho marcado audiência com cada um, tenho conversado e mostrado que é decisão o TSE e eu não posso interferir nos demais partidos. Não é justo também que repassem para as mãos do governador uma decisão que não é do governador. Isso é uma decisão partidária”, disse Caiado, em entrevista à jornalista Cileide Alves, da Rádio CBN.

A avaliação é que a convergência para um só nome está cada vez mais difícil. Além disso, Delegado Waldir aparece em primeiro nas pesquisas (sem Marconi Perillo, que já anunciou pré-candidatura ao governo), enquanto Lissauer tem apoio dos deputados estaduais (embora não pontue bem nas pesquisas).