ATAQUES

PSDB diz que Caiado tenta castrar pré-candidatura de Bruno Peixoto

“Não é sendo ditador ao estilo Maduro, que escolhe seus adversários, que teremos os melhores candidatos”, pontua um trecho do posicionamento

Governador Ronaldo Caiado e presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto
Governador Ronaldo Caiado e o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (Foto: Divulgação)

O PSDB em Goiás, que nacionalmente é presidido pelo ex-governador Marconi Perillo (PSDB), publicou uma nota nesta sexta-feira (2) com críticas à forma como o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) tem conduzido os diálogos políticos prévios às eleições em 2024. No texto sobrou até apoio ao presidente da Assembliea Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (União Brasil).

“Não é sendo ditador ao estilo Maduro, que escolhe seus adversários, que teremos os melhores candidatos”, pontua um trecho do posicionamento. “A forma violenta que ele tenta castrar a candidatura do presidente da Assembleia, deputado Bruno Peixoto, merece o repúdio da classe política. Política se faz com democracia, numa disputa eleitoral sadia, onde o eleitor é quem define”, destaca a nota que faz referência ao desejo do governador em não bancar a pré-candidatura de Bruno ao paço de Goiânia.

Desde o fim do ano passado, Bruno Peixoto vinha intensificando a construção de sua pré-candidatura à prefeitura de Goiânia, em 2024. E nessas articulações reuniu apoio de lideranças políticas, vereadores na capital e, pelo menos, 30 deputados estaduais. Porém, o Caiado pediu que o deputado pisasse no freio de seu projeto.

Aliados do parlamentar avaliam que o projeto é “irreversível” e que, em breve, o presidente da Assembleia vai retomar as atividades de pré-campanha. A nota do PSDB acusa Caiado de ter traído Bruno. “O governador Ronaldo Caiado trata a política goiana como extensão de suas fazendas, determinando quem entra e quem sai do seu curral”, critica.

O texto ainda faz referência crítica a uma declaração do vice-governador Daniel Vilela (MDB) que sugeriu ao prefeito Rogério Cruz (Republicanos) que não se candidatasse à reeleição. “O PSDB deseja enfrentar adversários nas urnas, de forma democrática. Ganhar ou perder é da democracia. Chicote e espora é coisa do passado, que em breve os goianos vão deixar para trás mais uma vez”, completou.