PODE SER DERRUBADO

Caiado veta desconto no ICMS para empresas que doaram a entidades de utilidade pública

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) vetou projeto de lei que pretendia conceder descontos no…

A pedido da oposição, Justiça interrompe CPI da Saúde na Assembleia (Foto: Alego)
Plenário da Assembleia (Foto: Alego)

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) vetou projeto de lei que pretendia conceder descontos no ICMS a empresas que realizassem doações a entidades que prestam serviços de utilidade pública em Goiás. A matéria foi aprovada na Assembleia Legislativa (Alego) em abril deste ano. Deputados poderão avaliar se acatam ou derrubam o veto em plenário.

De acordo com o governo, o veto ocorreu porque a proposta não atende Lei Complementar federal sobre convênios para concessões do imposto sobre circulação de mercadorias.

Além disso, a Secretaria de Economia aponta que não há, no projeto aprovado na Alego, comprovação de atendimento às condições previstas no artigo 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O artigo em questão prevê que a concessão de benefício de natureza tributária do qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada da estimativa do impacto orçamentário-financeiro referente ao ano da aprovação e aos dois anos seguintes.

Incentivos

A lei aprovada em abril pretende oferecer descontos de ICMS para empresas que fizerem doações a entidades reconhecidas como de utilidade pública estadual que prestem auxílio e acolhimento de idosos, mulheres, crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos, violência doméstica, violência sexual ou abandono.

Goiás foi um dos primeiros estados a diminuir ICMS sobre combustíveis após lei aprovada no Congresso Nacional. Na semana passada, o governo anunciou nova redução, desta vez para etanol, de 17% para 14,17%.