1ª VOTAÇÃO

Câmara aprova PL que revoga obrigação do uso de máscaras em locais abertos de Goiânia

A Câmara Municipal aprovou, em primeira votação, Projeto de Lei (PL) que revoga a obrigatoriedade…

Valparaíso de Goiás flexibiliza uso de máscaras em locais fechados
Valparaíso de Goiás flexibiliza uso de máscaras em locais fechados (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

A Câmara Municipal aprovou, em primeira votação, Projeto de Lei (PL) que revoga a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos de Goiânia. Sessão ocorreu na manhã desta quarta-feira (16), logo após aval conferido à matéria pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa.

O texto foi enviado pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) na última sexta-feira (11). A prefeitura considera que o cenário pandêmico melhorou, com reduções das médias móveis de casos de internação e óbitos nas últimas quatro semanas. Administração também baseia a proposta no alcance da vacinação, que segundo o Paç0, permite a flexibilização do uso da proteção facial na capital.

Após aprovação definitiva o prefeito deve publicar decreto sobre os locais onde o uso de máscara ainda será obrigatório.

“Eu vou votar pelo fim do uso da máscara em Goiânia, mas respeito às pessoas que ainda farão o uso e também usarei caso fale diretamente com elas”, disse o vereador Sargento Novandir (Republicanos).

Marlon Teixeira (Cidadania) salientou que a flexibilização acontece após Goiânia atingir 75% da população vacinada. “Nunca será uma vitória dos negacionistas. De acordo com eles, não haveria uso de máscaras e vacinas. Muitos vereadores usaram o plenário para falar contra a vacina. Hoje é uma vitória da ciência”, afirmou.

Presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo

Câmara Municipal aprova liberação de uso de máscaras em Goiânia (Foto: Reprodução – Youtube)

Decreto da prefeitura flexibilizou presença em bares e restaurantes

Um novo decreto publicado pela prefeitura de Goiânia na noite de terça-feira (15) autorizou a lotação de 80% da capacidade em bares, restaurantes, boates e casas de espetáculo. O percentual já está valendo e também é válido para celebrações religiosas, estabelecimentos destinados à recreação e práticas esportivas, shoppings, parques públicos, barbearias e eventos corporativos.