POLÊMICA

Câmara de Aparecida (GO) estuda instalar ponto para registrar faltas de vereadores

Deve tramitar, na Câmara Municipal de Aparecida (GO), projeto que prevê a instalação de ponto…

André Fortaleza em sessão do dia 18 de abril (Foto: Reprodução - TV Câmara)

Deve tramitar, na Câmara Municipal de Aparecida (GO), projeto que prevê a instalação de ponto eletrônico para registrar a falta de vereadores.

A proposta começou a ser elaborada após polêmica causada por divulgação de nomes de vereadores que faltaram à sessão do dia 18 de abril, que acabou encerrada por falta de quórum.

O projeto é do vereador William Panda (PSB), que chegou a anunciar a inciativa em plenário durante a sessão de segunda-feira (25). Na ocasião, o vereador Gleison Flávio (MDB) o  criticou e disse que muitos colegar terão dificuldades em comparecer às sessões em 2022, devido à eleição.

“Nunca mais, enquanto eu estiver nesse mandato, peço a algum colega para justificar minha ausência. Mete a caneta e corta meu ponto. Basta saber investigar o que eu estava fazendo”, chegou a dizer Gilsão Meu Povo (MDB), durante a sessão.

Panda argumenta que já há ponto eletrônico para servidores efetivos. Assim, não haveria gasto expressivo para colocá-lo em prática também para os vereadores. Diz ainda que tem projeto semelhante, que já está em fase final de aprovação, que prevê ponto eletrônico para médicos e servidores da Saúde.

“Também segue o mesmo sentido no caso do Ponto Eletrônico para Vereadores e todos servidores do legislativo, a população poderá saber quem de fato está trabalhando e que horas chega e sai da sessão. Dessa forma trará transparência, melhoria no rito legislativo e consequente prestação de contas a população do trabalho que fazemos”, explica.

O vereador diz que está fazendo alguns ajustes no projeto de ponto eletrônico e avaliando se o apresenta de forma individual ou coletiva, com outros vereadores que também queiram assinar.

Faltas

O presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza (MDB), chegou a dizer em sessão realizada no dia 19 de abril que iria publicar no site do legislativo municipal o nome todos os vereadores que faltarem às sessões.

“Todas as faltas e justificativas, eu irei publicar no site da Câmara Municipal de Aparecida. Vamos mostrar quem trabalha e quem não trabalha. Quem tem compromisso e quem não tem. Se for por causa de agenda, eu tenho agenda todo dia. Aqui é obrigação comparecer nas sessões, se posicionar e votar. Chega de covardia”, prometeu.

Segundo Fortaleza, durante todo o ano de 2021 houve apenas uma sessão não realizada por falta de quórum. Ao todo, naquele ano, foram 88 sessões. No entanto, em 2022, já houve três sessões não realizadas por faltas.

Logo depois, uma lista com os faltosos da sessão cancelada por falta de quórum do dia 18 de abril foi vazada, o que gerou descontentamento nos parlamentares.

Durante a sessão cancelada, André Fortaleza chegou a criticar publicamente dos colegas que faltaram. “É uma vergonha uma mesa diretora que só tem o presidente. Infelizmente hoje estou sozinho aqui na mesa”, disse.