Câmara de Uruaçu aprova criação de CEI para investigar licitação no município
Colegiado vai apurar possível superfaturamento em contrato de coleta de lixo
A Câmara de Uruaçu aprovou, na segunda-feira (11), um requerimento apresentado pelo vereador Diogo Rabelo Carvalho (PDT) para a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar possíveis irregularidades e fraudes em um processo licitatório supostamente vinculado ao chefe do Executivo municipal, o prefeito Machadinho (MDB). Ao Mais Goiás, o pedetista informou que o caso envolve um suposto superfaturamento de contrato em coleta de lixo, além de provável crime ambiental. O gestor, por sua vez, afirmou se tratar de uma “CEI genérica”, que não deve seguir.
Esta comissão será composta por cinco vereadores para investigar o caso em um prazo inicial de 90 dias, podendo haver prorrogação. As indicações ocorrerão durante esta semana. Após iniciar o funcionamento, ela deverá reunir documentos, ouvir depoimentos e apresentar um relatório conclusivo, que poderá servir de base para eventuais medidas administrativas ou judiciais.
Autor do requerimento, o vereador Diogo afirmou, ainda, que o colegiado visa garantir transparência e responsabilização na aplicação dos recursos públicos. Ele será, possivelmente, o presidente da CEI. Já a relatoria deve ficar com Jhonatha Fernandes (PSB). A confirmação deles e de outros membros deve ocorrer nos próximos dias.
O Mais Goiás entrou em contato telefônico com o prefeito, que disse que a CEI é genérica. Além disso, afirmou que os vereadores da base devem desistir de apoiar o colegiado.