Eleições 2020

Câmara mantém impasse sobre adiamento das eleições

No Senado houve consenso e aprovação para mudança na data das eleições 2020, passando de…

Maia diz que tratar de voto impresso é colocar em xeque sistema seguro
Maia diz que tratar de voto impresso é colocar em xeque sistema seguro

No Senado houve consenso e aprovação para mudança na data das eleições 2020, passando de outubro para novembro. Na Câmara, a discussão está longe de ter uma posição mais uniforme.O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que a maioria dos deputados não aprovaria o adiamento das eleições.

“Eu defendo, não sei se vai ter voto na Câmara, que a gente possa adiar. Mas hoje a gente sabe que não tem voto. E, mesmo aqueles que são contra, também é legítimo o deputado que entenda que não precisa mudar”, falou

Para que a PEC seja aprovada na Câmara, precisa de ao menos 308 votos favoráveis dos 513 deputados. Segundo Maia, o texto está pronto para ser analisado pela Câmara, mas não foi pautado até o momento por falta de consenso na Casa.

A expectativa é que o assunto seja mais discutido até a semana que vem. Se não houver maioria a favor do adiamento e o texto não for votado, a PEC deve ser engavetada.

O primeiro turno passaria de 4 de outubro para 15 de novembro enquanto o segundo turno passaria de 25 de outubro para 29 de novembro.

A divisão nas bancadas é fruto de uma pressão de prefeitos e vereadores que buscam a reeleição.

“Eu só acho que é incoerente o prefeito estar dizendo que ainda tem crise, que precisa de mais recursos para a saúde, para manter a prefeitura funcionando, e ao mesmo tempo uma boa parte desses prefeitos defendendo a manutenção da data de outubro”, disse. “Tem uma incoerência nisso.

Caso o calendário do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) seja mantido, os adversários teriam menos tempo para fazer campanha junto aos eleitores, o que, em tese, beneficiaria os atuais ocupantes dos cargos.