SANÇÃO

Caminho de Cora Coralina vira patrimônio cultural goiano

Projeto virou lei após sanção do governador Ronaldo Caiado

Caminho de Cora Coralina vira patrimônio cultural goiano
Trecho do Caminho de Cora Coralina (Foto: Divulgação/ Goiás Turismo)

Aprovado no começo de março na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto que reconhece o Caminho de Cora Coralina como patrimônio cultural goiano foi sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) na segunda-feira (3). A matéria tem como autor o deputado estadual Amilton Filho (MDB).

Na justificativa, o parlamentar expõe que o caminho é “uma trilha de longo curso com aproximadamente 300 quilômetros de extensão, que cruza as cidades históricas de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá e a Cidade de Goiás, abrangendo também os municípios de Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí”. Amilton diz, ainda, que o trajeto propicia uma imersão dentro do Cerrado e suas belezas naturais.

Ainda segundo ele, trecho remonta os percursos de pesquisadores e bandeirantes que descobriram riquezas nas terras dos índios Goyazes e formaram os primeiros povoados e cidades do Estado. “Muitos turistas já caminham ou pedalam pelo percurso, que na história remonta à rota de bandeirantes que desbravaram o estado no passado”, aborda.

Ainda na justificativa, ele diz que, em 2017, foi implementado o Caminho de Cora Coralina pela Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), que ofereceu apoio em sua estruturação, através do Programa Experiências na Natureza, viabilizando a inclusão dos Parques Estaduais e de outras unidades de conservação no roteiro, mobilizando as comunidades locais e dando os primeiros passos para a organização da Associação Caminho de Cora Coralina.

Com a sanção, o projeto aprovado em março entra em vigor e passa a valer como lei.