TSE

Candidato ao governo de Goiás do PCO tem registro indeferido

Depois do candidato ao Senado por Goiás do PCO, dessa vez quem teve o registro…

Candidato ao governo de Goiás do PCO tem registro indeferido
Candidato ao governo de Goiás do PCO tem registro indeferido (Foto: Reprodução)

Depois do candidato ao Senado por Goiás do PCO, dessa vez quem teve o registro indeferido pela Justiça Eleitoral foi o postulante ao governo do partido, Vinícius Paixão. A decisão é da tarde de segunda-feira (5), do juiz Juliano Taveira Bernardes.

Segundo o magistrado, a questão foi “ausência de quitação eleitoral em razão do julgamento como não prestadas as contas relativas à participação do mesmo candidato ao pleito pelo cargo de Prefeito nas eleições de 2020”.

Naquele ano, o Vinícius disputou a prefeitura de Goiânia. Segundo o juiz, ele tentou regularizar as contas de 2020, mas de forma equivocada. “Assim, persiste a informação no sistema de que não possui quitação eleitoral”, aponta.

Na decisão, o Taveira afirma que Vinícius está “impedido de obter a certidão de quitação eleitoral até o final da legislatura do cargo para o qual concorreu”. A legislatura em questão vai até 2024.

Na semana passada, o mesmo magistrado já tinha indeferido o registro de candidatura ao Senado do PCO por Goiás de Antônio Carlos da Paixão. Segundo o site de Divulga Contas. Segundo o juiz, a irregularidade está na “ausência de filiação partidária”.

“A Secretaria Judiciária constatou a ausência de filiação partidária do candidato requerente por meio de sistema próprio desta Especializada. Afinal, a não constar o nome do candidato no Sistema Filia, presume-se que não tenha filiação partidária, o que obsta seja o registro de candidatura deferido.”

Ainda conforme o texto, a filiação de Antônio deveria ocorrer até 18 de abril deste ano, mas em consulta, “o partido PCO procedeu à inclusão de registro de filiações do candidato Antônio Carlos da Paixão somente em 22 de agosto de 2022″.

Em ambos os casos ainda é possível substituir os candidatos. A vice de Vinícius, Maria Letícia, teve o registro deferido.