VILMAR KALUNGA

Pela primeira vez, município de Cavalcante elege prefeito quilombola

Vilmar Souza Costa (PSB), conhecido como Vilmar Kalunga, será o primeiro prefeito quilombola da cidade…

Cavalcante elege primeiro prefeito quilombola da cidade

Vilmar Souza Costa (PSB), conhecido como Vilmar Kalunga, será o primeiro prefeito quilombola da cidade de Cavalcante, em Goiás. Ele venceu as eleições nesse domingo (15) com 35,95% dos votos (1.959).

O socialista nasceu no Vão do Moleque, localizado no Quilombo Kalunga, foi presidente da associação que representa os moradores do território e se tornou conhecido após atuar pela demarcação de terras na região. Além disso, ele é formado em educação no campo e tem pós-graduação em ciências da natureza e matemática.

Durante a campanha, o prefeito eleito recebeu o apoio do ex-governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg (PSB). “Conte comigo, no Congresso Nacional, para buscar emendas parlamentares para melhorar a qualidade de vida no município de Cavalcante”, disse ele em um vídeo publicado nas redes sociais.

Os Kalunga são maior comunidade de remanescentes de quilombolas do Brasil, que são descendentes de escravos que fugiram e formaram comunidades. Em Goiás eles ficam nos municípios de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre.

Vale ressaltar que a eleição da cidade foi definida no 1º turno, pois Cavalcante tem menos de 200 mil eleitores.

*Com informações do Correio Braziliense

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira