CCJ aprova cassação do mandato da deputada Carla Zambelli
Deputados rejeitaram parecer pela manutenção do cargo por 32 votos a 27
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou a cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por 32 votos a 2. A votação ocorreu nesta quarta-feira (10), após os parlamentares rejeitarem por 32 a 27 o parecer do relator Diego Garcia (Republicanos-PR), que defendia a manutenção do cargo. Com isso, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA) foi escolhido para um novo relatório. Ele apresentou, então, um texto pela perda da cadeira na Casa. Agora, cabe ao plenário a decisão final.
Presa na Itália, Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão por atuar no ataque hacker ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela fugiu do Brasil após a condenação.
Sobre o relatório inicial, em 2 de dezembro, Garcia tinha defendido a manutenção de Zambelli na Casa. “Está aqui um relatório com mais de 140 páginas. O meu voto é pela preservação do mandato da deputada Carla Zambelli. Repito, não há uma certeza de que a deputada ordenou os ataques [do sistema do Conselho Nacional de Justiça]”, disse o parlamentar para jornalistas na Câmara no começo de dezembro.
Segundo ele, existiam indícios de “perseguição política”. Garcia afirmou, ainda, que “a Câmara não pode tomar decisões que resultem em perda de mandato com base apenas em suspeitas que deixam margem para dúvida”.