VAI A PLENÁRIO

CCJ da Câmara de Goiânia aprova emenda com regras para revogação da taxa do lixo

Alteração fica condicionada a um estudo de impacto orçamentário, bem como a medidas de compensação

CCJ da Câmara de Goiânia aprova emenda com regras para revogação da taxa do lixo
CCJ da Câmara de Goiânia aprova emenda com regras para revogação da taxa do lixo (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Goiânia aprovou uma emenda ao projeto que revoga a cobrança da Taxa de Limpeza Urbana, a taxa do lixo, nesta sexta-feira (26). Com a mudança, a revogação fica condicionada a um estudo de impacto orçamentário, bem como a medidas de compensação.

Esta alteração ao projeto do vereador Lucas Vergílio (MDB) foi apresentada por Thialu Guiotti (Avante). O relator do texto, Igor Franco (MDB), defendia a proposta original do colega, mas seu parecer não foi aceito.

Agora, a taxa do lixo deve ser votada na próxima semana no plenário da Casa. Estão previstas uma sessão extraordinária na segunda-feira (29) e uma sessão ordinária na terça-feira (30).

Sobre a taxa do lixo, ela instituiu cobranças anuais por domicílio entre R$ 258 e R$ 1.600,08. Os pagamentos são parcelados em 12 vezes na conta de água. A cobrança começou em julho deste ano.

O projeto original de Lucas Vergílio propõe revogar a Lei nº 11.304/2024, que criou a taxa no fim do ano passado. O vereador argumenta que a taxa, cobrada pela primeira vez em julho de 2025, não consta como fonte de receita na Lei Orçamentária Anual de 2025, afastando o risco de renúncia fiscal.