HOMENAGEM

CCJ derruba veto do prefeito à mudança da Avenida Castelo Branco para Iris Rezende

Apenas o vereador Pedro Azulão Jr (PSB) votou contra a derrubada do veto. A matéria ainda será analisada em plenário da casa.

Avenida Castelo Branco ou Iris Rezende? Entenda por que prefeitura é contra mudança (Foto: Câmara Municipal - Divulgação)
Avenida Castelo Branco (Foto: Câmara Municipal - Divulgação)

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Goiânia derrubou o veto do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) à mudança de nome da Avenida Castelo Branco para Avenida Iris Rezende Macahdo, na capital. Apenas o vereador Pedro Azulão Jr (PSB) votou contra a derrubada do veto. A matéria ainda será analisada em plenário da casa.

O projeto, do vereador Clécio Alves (MDB), prevê a homenagem ao ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende sob o argumento de que seria justo celebrar o legado do ex-gestor, que morreu em novembro de 2021, em uma das mais importantes avenidas da capital.

Pedro Azulão Jr justificou seu voto contrário devido à vontade dos comerciantes em manter o nome já tradicional, além de causar despesas como a troca de endereço e fachada. Já o presidente da CCJ, Henrique Alves (MDB) sugeriu que a prefeitura conceda redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os comerciantes para, assim, evitarem eventuais os prejuízos.

Nome de Castelo Branco faz referência à ditadura militar

É bom lembrar que a via homenageia Humberto de Castelo Branco, o primeiro presidente da ditadura militar brasileira, escolhido de forma indireta, em 1964, após um golpe civil-militar. Iris Rezende teve seu mandato cassado pelo regime, em 1969, após o Ato Institucional número 5 (AI-5), e seus direitos políticos suspensos.

PGM argumentou que nome só poderia ser alterado com manifestação de moradores

A Procuradoria-Geral do Município orientou discurso de Rogério Cruz para que a mudança de vias públicas aconteça somente mediante apresentação, discussão, votação e aprovação da maioria dos moradores da região.

O prefeito chegou a dizer publicamente que a mudança poderia causar transtornos aos comerciantes do local. Na última segunda-feira (14), o gestor participou inclusive de lançamento de obras para a requalificação da avenida para torná-la Agrovia Castelo Branco.