NOVA DIREÇÃO

Após renúncia de Gilvane, jornalista João Aquino assume comando do Cidadania em Goiás

Ex-presidente do partido federado ao PSDB renunciou por defender aliança com petista Adriana Accorsi

Cidadania Goiás anuncia João Aquino para presidente interino após renúncia de Gilvane
Cidadania Goiás anuncia João Aquino (esquerda) para presidente interino após renúncia de Gilvane (Foto: Divulgação)

O diretório do partido Cidadania em Goiás anunciou que o secretário-geral estadual da legenda, jornalista João Aquino Batista (do lado esquerdo da foto), vai assumir a presidência interina da legenda. Ele substitui Gilvane Felipe, que renunciou, na terça-feira (26), por um “total ceticismo diante da tática eleitoral até agora declarada pelo PSDB”, partido com o qual a legenda dele é federada.

Enquanto Gilvane defende o apoio à pré-candidatura da deputada federal Adriana Accorsi à prefeitura de Goiânia, o PSDB sustenta o desejo de ter um nome próprio na disputa. Os tucanos teriam três opções: a vereadora Aava Santiago, o jornalista e suplente de deputado federal Matheus Ribeiro, e o ex-vice-prefeito de Goiânia Valdivino de Oliveira.

“A Federação PSDB-Cidadania encontra-se em estado de isolamento e, se não o rompermos, caminharemos para uma derrota acachapante em 2024, o que acentuará ainda mais nosso isolamento político”, diz Gilvane, em nota. Para ele, uma aliança de centro-esquerda, apoiando a candidata do PT, Adriana Accorsi, seria um caminho “mais virtuoso e promissor” e permitiria “projetar com maior otimismo tanto 2024 como 2026”.

“Infelizmente, a proposta não teve boa acolhida junto a direção do PSDB. Como nunca aderi voluntariamente a políticas de gueto, idolacionistas, não me restou outra alternativa senão a renúncia à presidência do Cidadania e à vice-presidência da Federação”, concluiu. Apesar da renúncia, Gilvane segue na legenda.

Em nota nesta quarta (27), o novo líder da sigla, João Aquino, afirmou que caberá a ele “assumir a partir desta data, interinamente, a presidência da Comissão Executiva Provisória do Cidadania de Goiás, com o objetivo de continuar as articulações políticas em conjunto com o nosso parceiro de Federação, o PSDB, para formatarmos chapas visando às eleições municipais de 2024, sempre respeitando o princípio da equidade de ambas as agremiações”.