ASSÉDIO

Citado como ajudante nas ‘investidas’ do presidente da Caixa, vice será afastado do cargo

Na esteira das acusações de assédio sexual que derrubou Pedro Guimarães da presidência da Caixa, o…

Celso Leonardo, o número dois da Caixa | reprodução
Celso Leonardo, o número dois da Caixa | reprodução

Na esteira das acusações de assédio sexual que derrubou Pedro Guimarães da presidência da Caixa, o vice-presidente de Negócios de Atacado do banco, Celso Leonardo Barbosa, será afastado hoje de suas funções. Na hierarquia do banco, é o número 2.

Barbosa, que também é lutador de MMA e era o executivo mais próximo de Guimarães na diretoria do banco, é citado na denúncia que uma funcionária fez na ouvidoria da Caixa como sendo colaborador do ex-presidente em algumas de suas investidas.

Embora o MPF tenha recebido cinco denúncias de assédio sexual, na ouvidoria da Caixa apenas uma queixa foi apresentada formalmente.

Outras pessoas da Caixa ligadas a Guimarães também foram nomeadas nesta denúncia, mas de modo menos contundente e detalhado. Elas serão ouvidas nas investigações internas, mas não afastadas.

O afastamento de Barbosa será discutido hoje pelo conselho de administração da Caixa, que fará uma nova reunião extraordinária hoje, a segunda desde ontem. E é certo que a decisão será a de removê-lo do cargo enquanto as apurações internas não forem concluídas.

Há a possibilidade de o próprio Barbosa pedir voluntariamente o seu afastamento ainda hoje.

Barbosa, aliás, foi o nome indicado por Pedro Guimarães para substituí-lo quando caiu anteontem. Uma sugestão que, claro, não colou.