Investimentos

Codevasf será implantada em Goiás

Será realizada na tarde desta segunda-feira (9), solenidade para instalação de um escritório regional em…

Será realizada na tarde desta segunda-feira (9), solenidade para instalação de um escritório regional em Goiás da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). O ato está marcado para às 14 horas no Auditório Mauro Borges, do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Foram confirmadas as presenças do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, do presidente da Codevasf, Marcelo Andrade, de integrantes da bancada de Goiás na Câmara Federal, além de prefeitos, secretários e outras autoridades.

A Codevasf é uma empresa vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), incluiu a bacia do rio Araguaia em sua atuação. Ela já existe há 45 anos, com atuação em diversos estados, principalmente do nordeste.

Até então não atuava em Goiás por questões burocráticas e de estruturação como falta de pessoal, falta de um escritório e principalmente de articulação política junto ao MDR.

Por meio da assessoria de imprensa, o senador Vanderlan Cardoso (PSD), informou que 136 municípios banhados pela bacia hidrográfica Araguaia/Tocantins serão diretamente beneficiados com as obras, ações e projetos da Codevasf.

A bacia se estende pelos Estados de Goiás, Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão e o Distrito Federal, nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. Trata-se de uma área de 936.316,94 quilômetros quadrados, onde se distribuem 447 municípios com população estimada em 11.760.134 habitantes – de acordo com a Codevasf/IBGE 2018.

A empresa trabalha com projetos na área de infraestrutura como: Irrigação, construção de estradas, pontes e diques, a além de ter ações voltadas ao combate de enchentes e conservação de nascentes.