Eleições 2018

Com 56 urnas com problemas, a manhã de votação segue tranquila em Goiás

Apesar de problemas pontuais, as eleições de 2018 seguem tranquilas na manhã deste domingo (7),…

Apesar de problemas pontuais, as eleições de 2018 seguem tranquilas na manhã deste domingo (7), em Goiás. Segundo informações  do Tribunal Regional Eleitoral  de Goiás (TRE-GO), foram registrados 56 casos de urnas eletrônicas com problema até o meio-dia, em Goiás. Em Goiânia, foram 11 casos. O principal problema foi erro no sistema e no leitor da digital.

“A urnas precisaram ser recarregadas ou substituídas, mas tudo já está funcionando normalmente, a avaliação, no geral, é positiva”, garantiu o secretário de tecnologia da informação do TRE-GO, Dory Gonzaga Rodrigues. Segundo ele, o caso mais complicado ocorreu em Palmeiras de Goiás. “Nós tivemos que dar uma nova carga na seção 52, porque a urna estava com defeito. Isso atrasou um pouco a votação”.

Já no Colégio Pedro Gomes, no Setor Campinas, em Goiânia, um presidente de mesa não compareceu e a fila se formou porque ele estava com a lista de eleitores da seção 478. “Nós orientamos que fosse feita votação sem o caderno, já que existe o cadastro biométrico. Apenas os que não fossem identificados biometricamente precisaram esperar o caderno para que fosse feita a assinatura”, contou ele.

De acordo com Dory, o caso da falta do presidente da seção será analisado pelo juiz assim que esse mesário prestar depoimento justificando a ausência. Foram registrados, ainda, casos de queda de energia. Porém, todos já foram resolvidos. “Esperamos que o eleitor vá com paciência, já que essa eleição não é simples. São seis candidatos, então pode demorar um pouco e é normal formar filas. Nós recomendamos que o eleitor leve sua cola para facilitar a votação”. A média de tempo para votação é de 1,5 a 2 minutos para cada eleitor, segundo o secretário.

Local de votação

O secretário explicou que houve uma sobrecarga no site e que por isso os eleitores não estão conseguindo acessar o local de votação. “O eleitor é orientado a ir ao local de votação tradicional. Caso esse local tenha sido trocado, ele ficará sabendo lá mesmo”, disse. Ele garantiu que no decorrer do dia esse problema será resolvido.