Terça-feira, 18 de Agosto de 2026
Eleições 2018

Com 56 urnas com problemas, a manhã de votação segue tranquila em Goiás

Na capital onze urnas apresentaram problemas e foram substituídas. Mesários que não compareceram e quedas de energia também foram registrados

Por - Goiânia, GO
Publicado em: • Atualizado em:

Apesar de problemas pontuais, as eleições de 2018 seguem tranquilas na manhã deste domingo (7), em Goiás. Segundo informações  do Tribunal Regional Eleitoral  de Goiás (TRE-GO), foram registrados 56 casos de urnas eletrônicas com problema até o meio-dia, em Goiás. Em Goiânia, foram 11 casos. O principal problema foi erro no sistema e no leitor da digital.

“A urnas precisaram ser recarregadas ou substituídas, mas tudo já está funcionando normalmente, a avaliação, no geral, é positiva”, garantiu o secretário de tecnologia da informação do TRE-GO, Dory Gonzaga Rodrigues. Segundo ele, o caso mais complicado ocorreu em Palmeiras de Goiás. “Nós tivemos que dar uma nova carga na seção 52, porque a urna estava com defeito. Isso atrasou um pouco a votação”.

Já no Colégio Pedro Gomes, no Setor Campinas, em Goiânia, um presidente de mesa não compareceu e a fila se formou porque ele estava com a lista de eleitores da seção 478. “Nós orientamos que fosse feita votação sem o caderno, já que existe o cadastro biométrico. Apenas os que não fossem identificados biometricamente precisaram esperar o caderno para que fosse feita a assinatura”, contou ele.

De acordo com Dory, o caso da falta do presidente da seção será analisado pelo juiz assim que esse mesário prestar depoimento justificando a ausência. Foram registrados, ainda, casos de queda de energia. Porém, todos já foram resolvidos. “Esperamos que o eleitor vá com paciência, já que essa eleição não é simples. São seis candidatos, então pode demorar um pouco e é normal formar filas. Nós recomendamos que o eleitor leve sua cola para facilitar a votação”. A média de tempo para votação é de 1,5 a 2 minutos para cada eleitor, segundo o secretário.

Local de votação

O secretário explicou que houve uma sobrecarga no site e que por isso os eleitores não estão conseguindo acessar o local de votação. “O eleitor é orientado a ir ao local de votação tradicional. Caso esse local tenha sido trocado, ele ficará sabendo lá mesmo”, disse. Ele garantiu que no decorrer do dia esse problema será resolvido.

Categorias:
Política
Tags:
Eleições 2018 Goiás Votação