Eleições 2018

Confira dicas e informações para a votação na urna eletrônica

As eleições de 2018 estão chegando na reta final, com o primeiro turno neste domingo…

As eleições de 2018 estão chegando na reta final, com o primeiro turno neste domingo (7). Neste ano, os eleitores devem escolher: um presidente da República, dois senadores, um deputado federal, um deputado estadual e um governador. A votação começa às 8 horas e vai até às 17 horas.

Primeiro, será escolhido o deputado federal, com quatro dígitos. Depois, o deputado estadual, com cinco dígitos. O próximo voto é para o Senado Federal. Atenção: neste ano, o eleitor deve escolher dois candidatos, com três dígitos. O penúltimo voto é para governador e o último para presidente da República, ambos com dois dígitos.

Quando cada número de candidato for digitado, aparecem a foto, o número, o nome e a sigla do partido. Se as informações estiverem corretas, basta apertar a tecla verde, onde está escrito “Confirma”. Se você tiver digitado algum número errado e não aparecer a foto do seu candidato, basta apertar a tecla “Corrige”, para apagar o que foi escrito, e depois inserir as informações corretas.

É importante que o eleitor se lembre que, neste ano, serão dois votos para senador. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está disponível um simulador de votação. Nele, o eleitor pode praticar e não se confundir na hora da votação. Se for interesse do eleitor votar apenas no partido, ele pode fazer isso, nos casos de deputados federal e estadual. Para isso, basta apertar apenas os dois números que são do partido, e depois confirmar o voto.  Neste caso, antes da confirmação do voto, a urna vai mostrar uma informação do partido e uma mensagem, com um alerta: se confirmado o voto, ele será computado para a legenda.

Caso o eleitor não se sinta representado por nenhum candidato ou partido, ele tem duas opções: votar nulo ou branco. Para votar nulo, basta digitar um número que não seja de nenhum partido ou candidato, e confirmar. Já para os votos em branco, existe uma tecla específica na urna, da cor branca, que pode ser usada. É importante lembrar que os votos nulo e em branco não são válidos. Isso significa que eles não são computados na contagem para escolha dos candidatos.

Algumas dicas para o dia da votação:

1) A primeira dica para um voto consciente é pesquisar os planos de governo e histórico dos candidatos para saber se estão de acordo com as ideologias do eleitor. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) existem várias informações.

2) Sigla: ao escolher os candidatos, o eleitor também escolhe o partido. Por isso, especialistas alertam para a necessidade de pesquisar, também, sobre a legenda.

3) Cola: é permitido levar um papel com os nomes e os números dos candidatos escolhidos. Tirar fotos ou gravar videos do momento de votação é crime. Celulares não podem ser levados para as cabines.

4) Documentos: é importante levar o título de eleitor e um documento oficial com foto para a votação. O título também pode ser acessado pelo aplicativo E-título. O número do título, seção e local de votação também podem ser consultados no site do TSE.

5) Crimes: qualquer propaganda eleitoral no dia de votação é considerada crime. É proibida a aglomeração de pessoas que caracterize manifestação.

6) Mais crimes: pedir votos, fazer manifestações e boca de urna são crimes. Mas é permitido usar camisetas, adesivos, dísticos, broches ou bandeiras dos candidatos. Desde que sejam feitos voluntariamente.

7) Compra de votos: comprar votos com dinheiro ou possíveis favores também é crime. O transporte de eleitores para os locais de votação também é proibido.

8) É proibida a confecção, utilização e distribuição de brindes, camisetas, cestas básicas ou quaisquer outros bens ou materiais que proporcionem vantagem ao eleitor ou seja oferecido em troca de votos. Juízes, Promotores, as Polícias Federal, Civil e Militar estão responsáveis pela fiscalização neste domingo.

9) Denúncias: também é responsabilidade do eleitor contribuir com a Justiça Eleitoral. Qualquer irregularidade ou crime pode ser denunciado pelo aplicativo Pardal ou pelos telefones (62) 3243-5241/5245. Ou em qualquer cartório ou tribunal eleitoral. É importante tirar fotos e gravar vídeos para contribuir com as investigações.

10) Notícias falsas: disseminar informações e notícias falsas, as chamadas ‘fake news’, é crime. Especialistas alertam que os eleitores devem checar as informações antes de acreditar no que é visto ou de replicá-las.

11) Ao todo, 140 municípios goianos estão incluídos na Lei Seca, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas neste domingo. A lista já foi divulgada pelo Mais Goiás. A capital goiana não tem a proibição.

12) Justificar: em Goiânia existem dois locais exclusivos para a Justificativa de votos. Um deles é no Aeroporto Santa Genoveva e o outro é na Rodoviária. Outras cidades, com grande fluxo de pessoas, também terão os locais para facilitar, com menos filas e tempo de espera menor. O Mais Goiás já divulgou notícia com todos os municípios.