Eleições 2018

Confira dicas para votação no segundo turno

O segundo turno das eleições no Brasil ocorrem no próximo domingo (28). Em 14 estados…

O segundo turno das eleições no Brasil ocorrem no próximo domingo (28). Em 14 estados os eleitores devem escolher governador, mas Goiás não está na lista. Ou seja, os goianos devem escolher votar apenas para presidente.

Contudo, os eleitores de cinco cidades goianas devem ficar atentos, pois eles também vão votar para prefeito, nas eleições suplementares, que ocorrem após cassação de diplomas ou perdas de mandatos. As cidades são Davinópolis, Divinópolis, Planaltina de Goiás, Serranópolis e Turvelândia.

É importante atentar para a ordem de votação. Nas cinco cidades, primeiro, será escolhido o presidente da República, depois o administrador municipal. Se o número de presidente for digitado na tela de prefeito, ou vice-versa, a informação que vai aparecer é “Voto Nulo”.

O horário é das 08h às 17h. Diferente de informações falsas que circulam na internet, não haverá dificuldades em iniciar o processo, afirma o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Wilson Gamboge Júnior.

Uma dica importante é aguardar que a foto do candidato apareça na tela antes de finalizar o voto. “Às vezes o eleitor tem o desejo de votar rápido e não espera para ver os rostos do candidato e do vice. É importante esperar alguns segundos para aparecer a imagem, antes de apertar a tecla confirma”, explica Gamboge.

Caso o número tenha sido digitado errado, é possível corrigir, na tecla laranja. Se houver dúvidas quanto aos números e nomes dos candidatos, o eleitor pode consultar uma lista na seção. “A cada 45 segundos, o sistema da urna eletrônica envia um aviso para o mesário. Eles podem perguntar para o eleitor se ele está com dificuldades para votar”, diz. Nenhum mesário pode ir até a cabine de votação, pois isso violaria o sigilo do voto.

Devido à quantidade de notícias falsas e do escândalo que denunciava uma rede para espalhá-las via whatsapp, diretor do TRE-GO ainda alerta os eleitores a não acreditam em tudo o que lêem nas redes sociais. “No whatsapp, dá para saber se a pessoa que te enviou a mensagem escreveu o texto ou se ele é encaminhado, isso fica escrito. Confira antes a notícia. É importante entrar nos canais oficiais de notícias da Justiça Eleitoral e conferir se a notícia já foi divulgada”, finaliza.

Outro alerta importante é de que fazer vídeos e fotos na cabine de votação é considerado crime eleitoral. Celulares não podem ser levados para as cabines. Em Goiás, dois eleitores que divulgaram esse tipo de material foram identificados e estão sob investigação da Justiça Eleitoral.