COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Consórcio de prefeitos de mineiros visita Alego para conhecer projeto de internet em escolas públicas

Comitiva será liderada por Miguel Felipe, prefeito de Felício dos Santos (MG) e presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região do Norte de Minas

Legislação do Conecta Goiás foi articulada pelo presidente da Alego, Bruno Peixoto (foto divulgação)

Gestores de 68 municípios do norte de Minas Gerais estarão nesta quarta-feira (14), às 14h, na Assembleia Legislativa de Goiás para conhecer o projeto que possibilitou a implementação do programa Conecta Goiás, responsável por levar internet de alta velocidade a escolas públicas e outros órgãos estaduais. A comitiva será liderada por Miguel Felipe, prefeito de Felício dos Santos (MG) e presidente do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Região do Norte de Minas (Codanorte).

O grupo busca entender o modelo jurídico, operacional e tecnológico que sustentou a implantação do programa, com a intenção de adaptá-lo à realidade dos municípios mineiros. A legislação que viabilizou o Conecta Goiás foi articulada pelo presidente da Alego, deputado estadual Bruno Peixoto, garantindo respaldo legal à parceria entre o Legislativo e o governo de Goiás.

O Conecta Goiás se destaca por promover inclusão digital em regiões remotas, conectando escolas, unidades de saúde, delegacias e outros serviços públicos. O projeto também integra câmeras de monitoramento, fortalecendo a segurança pública por meio de uma rede interligada entre o setor público e privado.

Com essa visita, o Codanorte pretende colher experiências e buscar soluções para ampliar a conectividade, segurança e modernização da administração pública nos municípios mineiros.