RUMO A OUTUBRO

Convenções: Caiado, Marconi e Mendanha definem candidaturas nesta sexta

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e o ex-prefeito de…

Caiado lidera nova rodada da Goiás Pesquisas/Mais Goiás com 36,05%
Caiado, Gustavo e Marconi (Foto: Reprodução)

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e o ex-prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha (Patriota) definem os rumos de suas candidaturas em Goiás nesta sexta-feira (5). Data é prazo limite concedido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que partidos consolidem a decisão.

União Brasil se reúne com MDB, PSC e Solidariedade; PSDB se aglutina com o Cidadania e o patriota tomará a decisão isoladamente. Outro grande partido que deixou para formar sua chapa no último instante foi o PT, que se encontra coma federação formada com PCdoB e Rede. Eventos ocorrem em Goiânia e Aparecida até o fim do dia.

A primeira convenção é do PSDB, marcada para as 9h desta sexta. O principal nome da sigla em Goiás, Marconi Perillo (PSDB), desistiu de concorrer ao governo estadual e deve definir se concorre ao Senado ou a deputado federal. A tendência é que o tucano concorra à Câmara dos Deputados.

Polarização

No período vespertino são três convenções. O União Brasil e o Patriota definiram as convenções para ocorrerem no mesmo horário, a partir das 15h, em Aparecida de Goiânia. O que mostra para qual rumo está a polarização em Goiás.

A chapa governista está praticamente toda definida, com candidatos a vice (Daniel Vilela, do MDB), Senado (Delegado Waldir, do União Brasil, e Alexandre Baldy, do Progressistas. Com possibilidade de Vilmar Rocha se candidatar pelo PSD).

Por outro lado, o grupo de Gustavo Mendanha (Patriota) ainda não tem definição de candidato a vice-governador e sofre com falta de partidos aliados (hoje conta com ala do Republicanos, encabeçada pelo deputado federal João Campos).

O PT também realiza convenção às 16h na sede do partido em Goiânia. Durante as últimas semanas, houve movimentações da cúpula nacional para aproximação com o PSDB goiano, mas não avançaram. A tendência é que a chapa seja definida com o PSB.

Datas

Após as convenções, os partidos têm até o dia 15 de agosto para as federações e partidos requererem o registro de candidatas e candidatos. No dia seguinte inicia a propaganda eleitoral.