APOIADOR DE BOLSONARO

Coronel Polícia Militar de Goiás diz que Lula não tomará posse

No post, ele fala também sobre 48 seções eleitorais em territórios indígenas, onde Jair Bolsonaro (PL) não teve nenhum voto

O coronel da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), Benito Franco, publicou, na última terça-feira 13), um vídeo em seu Instagram, onde ele diz que o presidente eleito e diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não tomará posse
(Foto: Instagram - Reprodução)

O coronel da Polícia Militar de Goiás (PM-GO), Benito Franco, publicou, na última terça-feira (13), um vídeo em seu Instagram, onde ele diz que o presidente eleito e diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não tomará posse. No post, ele fala, também, sobre as 48 seções eleitorais em territórios indígenas, onde Jair Bolsonaro (PL) não teve nenhum voto.

Vale citar, Benito Franco é coronel e trabalha Polícia Militar há 25 anos. Entre janeiro de 2019 e agosto de 2021 foi comandante do batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam).

Em junho deste ano, anunciou o seu primeiro passo para ingressar na carreira política: sua candidatura a deputado federal pelo PL, partido de Jair Bolsonaro – a quem ele apoia. Mesmo após perder a disputa, ele se manteve ativo nas redes sociais. Entre as pautas estavam seu apoio fiel ao atual presidente e questionamentos sobre a vitória de Lula.

O vídeo

Na última terça-feira (13), o militar decidiu postar um vídeo nas suas redes sociais. O conteúdo viralizou em grupos de WhatsApp. Na publicação, ele diz que Lula não tomará posse do cargo de presidente e comenta sobre duas notícias: uma da Carta Capital, publicada em 3 de novembro; outra da Folha de São Paulo, publicada no dia 13 do mesmo mês.

O material da Carta Capital tratava de possível razão pela qual o presidente eleito ganhou no segundo turno, com unanimidade em 18 seções eleitorais indígenas. Os especialistas entrevistados pela revista disseram que o fato poderia ser uma resposta às políticas implementadas pelo governo Bolsonaro nos últimos 4 anos. O militar, porém, diz haver indígenas protestando contra a posse de Lula e ironizou o fato da comunidade ter antipatia com atual presidente.

Na notícia da Folha, os jornalistas expuseram como a votação deste ano chamou a atenção, porque, apesar do estado ser o menor colégio eleitoral (366 mil eleitores), foi o local onde o atual presidente teve maior vantagem, com cerca de 76% dos votos. O coronel, entretanto, destaca o fato de Lula ter vencido com 68% dos votos em uma das 15 cidades de Roraima (Uitamutã, com 10 mil habitantes, onde a maioria é indígena).

Em razão de uma notícia sobre uma suposta fraude, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se manifestou sobre essa questão e informou acerca da unanimidade do atual presidente em 143 seções (48 em territórios indígenas). Nestas seções, Lula teve apenas 16.455 votos (0,77% de vantagem sobre Bolsonaro). Porém, a diferença entre os dois candidatos foi de 2,1 milhões em todo o País.

Nota

O Mais Goiás tentou contato com Benito Franco para saber o motivo pelo qual o presidente eleito e diplomado não tomaria posse, mas não teve resposta. A reportagem também falou com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP), que informou que a Polícia Militar (PM) iria encaminhar um posicionamento oficial sobre o caso à imprensa.

Em nota, a PM disse que “a manifestação do referido Oficial é de caráter pessoal. Assim que tomou conhecimento dos fatos, a PMGO determinou a abertura de um procedimento administrativo para apurar as circunstâncias do caso”.

*Com informações do O Popular