VÍTIMAS DA PANDEMIA

Covid-19 matou, em média, mais de dois prefeitos por mês, mostra levantamento

Pelo menos 54 prefeitos já morreram por Covid-19 ou por complicações dela no Brasil. Na…

Prefeito eleito Maguito Vilela, morto por complicações da covid-19 (Foto: divulgação/Internet)
Covid-19 matou, em média, mais de dois prefeitos por mês, mostra levantamento (Foto: divulgação/Internet)

Pelo menos 54 prefeitos já morreram por Covid-19 ou por complicações dela no Brasil. Na média, é como se houvesse mais de duas mortes por mês. Os dados são de levantamento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) feito a pedido do GLOBO, com números compilados desde março de 2020.

O quantitativo inclui prefeitos que morreram durante a atual gestão e a anterior. Do total, 29 tiveram as vidas ceifadas ainda em 2020. Três deles se elegeram no pleito daquele ano, mas não chegaram a tomar posse. Outros 26 morreram no ano passado. Segundo o levantamento, não há registro de mortes de prefeitos por Covid-19 em 2022.

Um dos casos emblemáticos é o do então prefeito de São José do Divino (PI), Antônio Felícia (PT). Aos 56 anos, tornou-se a primeira vítima de Covid-19 no Piauí. Foi, também, o primeiro óbito entre os gestores, em março de 2020.

Entre as capitais, Goiânia foi a única a perder um prefeito para a Covid-19. Maguito Vilela (MDB) morreu em São Paulo em 13 de janeiro de 2021, vítima das complicações da doença. O gestor, que tinha 71 anos, se elegeu em segundo turno com 52% dos votos. O ex-governador de Goiás chegou a tomar posse virtualmente para em seguida se licenciar do cargo. Ao todo, ficou 83 dias internado, período no qual foi intubado duas vezes e passou por uma cirurgia devido a uma hemorragia nos pulmões. Antes de se infectar, Vilela perdeu duas irmãs para a doença.

*Por: Jornal Extra