COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Crédito Social pode ser solução para Sul Global, diz secretário

César Moura e José Frederico participam de mesa redonda sobre “cozinha limpa”

José Frederico, César Moura e Hardeep Puri (foto divulgação)

Em reunião com o ministro indiano de Petróleo e Gás Natural, Hardeep Puri, e representantes de diversos países, durante a missão do governo de Goiás na Índia, os secretários César Moura (Retomada) e José Frederico (Ciência, Tecnologia e Inovação) participaram de mesa redonda sobre o conceito “cozinha limpa” e energias renováveis. A Índia é um modelo de acesso universal a gás de cozinha limpo, ao contrário de países do Sul Global, como Ruanda e Nepal, onde é grande a mortalidade por intoxicação provocada pela fumaça da lenha. 

O desafio está na conscientização pública e subsídio eficaz para fazer a transição do modelo atual para o biogás, fogões elétricos ou ainda os fogões solares. Nesse contexto, os secretários goianos apresentaram o programa Goiás Social, coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado com políticas públicas direcionadas à população vulnerável, com especial ênfase ao Crédito Social. Em Goiás, o Crédito Social é utilizado para incentivar o empreendedorismo, mas nos países do Sul Global o programa resolveria o acesso ao fogão solar, como forma de preservação do bem-estar e melhoria de vida da população carente. 

A sessão com o ministro Puri aconteceu durante o Energy Week, na cidade de Nova Delhi, e reuniu representes de países como Tanzânia, Malawi, Sudão, Ruanda e Nepal. O programa foi bem recebido pelas autoridades, que demonstraram interesse em seguir diálogo com o governo de Goiás para troca de experiências.