LEVANTAMENTO

Datafolha: 40% se dizem petistas e 34% afirmam ser bolsonaristas

Na comparação com a pesquisa de julho, os apoiadores do PT avançaram um ponto percentual. Já os eleitores ligados a Jair Bolsonaro caíram 3%

Datafolha: 40% se dizem petistas e 34% afirmam ser bolsonaristas
Datafolha: 40% se dizem petistas e 34% afirmam ser bolsonaristas (Imagem: Reprodução Band)

Pesquisa Datafolha revela que 40% dos entrevistados se dizem petistas, enquanto 34% afirmam ser bolsonaristas. O levantamento foi publicado nesta quarta-feira (24). Na comparação com a pesquisa de julho, os apoiadores do PT avançaram um ponto percentual. Já os eleitores ligados a Jair Bolsonaro (PL) caíram 3%.

Durante a entrevista, o instituto pediu que os entrevistados se classificassem em uma escada de 1 (bolsonarista) a 5 (petista). Os que responderam 1 ou 2 foram considerados ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, aqueles que disseram 3, identificados como neutros, e os que falaram 4 ou 5, foram classificados como apoiadores do PT.

O Datafolha ouviu 2.002 eleitores entre os dias 2 e 4 de dezembro, em 113 municípios. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em 2026, Lula deve disputar a reeleição para seu quarto mandato de presidente. Bolsonaro, por sua vez, definiu o filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), como pré-candidato ao Planalto.

Atualmente, o ex-presidente cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, por tentativa de golpe de Estado e crimes relacionados. Antes disso, contudo, ele já estava inelegível até 2030 por duas decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Congresso aprovou um projeto (PL da Anistia) que reduz a pena de Bolsonaro e outros condenados na trama golpista. Lula, contudo, já disse que irá vetar.

LEIA TAMBÉM:

Cirurgia de Bolsonaro deve durar até quatro horas, e internação pode se estender por uma semana