Datafolha: 6% acham que Bolsonaro devia apoiar Caiado para presidente
Caiado disse que mantém a pré-candidatura presidencial mesmo depois de ser informado que o candidato de Bolsonaro será o filho Flávio
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) é apontado como o melhor candidato para ter o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por 6% dos eleitores brasileiros. É o que aponta pesquisa realizada pelo instituto Datafolha entre os dias 2 e 4 de dezembro – antes, portanto, de o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) comunicar que havia recebido autorização do pai para concorrer ao Palácio do Planalto. O Datafolha ouviu 2.002 entrevistados e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
No levantamento anterior, realizado em julho, Caiado havia sido mencionado pelos mesmos 6%. Flávio, por sua vez, oscilou de 9% para 8%. Quem também ficou em um cenário de estabilidade na mesma faixa da tabela foi o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que saiu de 5% para 4%.
- Veja o que Caiado disse sobre Bolsonaro escolher o filho Flávio para eleição presidencial
O topo do ranking é ocupado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Disseram que o ex-presidente deveria apoiá-la 22% dos eleitores, em face dos 23% que a haviam mencionado na rodada anterior da pesquisa Datafolha. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), oscilou de 21% para 20%.
O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), também variou, de 10% para 12%, enquanto o irmão de Flávio, o deputado exilado Eduardo (PL-SP), foi de 11% para 9%. Responderam “nenhum deles” 10% dos entrevistados e 8% não souberam ou não quiseram responder.
- Flávio confirma que vai disputar Presidência em 2026: ‘Bolsonaro me conferiu a missão’
Apoio é bom?
O apoio de Bolsonaro não é necessariamente um ativo indispensável para um candidato da direita se dar bem em um eventual confronto com Lula (PT) em 2026. A metade das pessoas consultadas pelo instituto disseram que com certeza não votariam em um candidato referendado por ele.
- ‘Bolsonaro falou, está falado’, diz presidente do PL sobre escolha de Flávio para 2026
Votariam com certeza em um postulante com apoio do ex-presidente 26%, e 21% afirmam que talvez fizessem em movimento. Não souberam responder 3%.
Bolsonaro é o segundo nome mais lembrado na pesquisa espontânea feita pelo Datafolha, com 7% de citações para a Presidência. Lula lidera esse ranking com 24%, enquanto Tarcísio (2%) empata com Ratinho Jr. (1%). Caiado não aparece.
Como pela regra vigente o ex-presidente condenado a 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe pelo Supremo só poderá disputar num longíquo 2060, quando terá 105 anos se estiver vivo, o foco se vira para os herdeiros presumidos.
- ‘Rachadinha’, loja de chocolates e vigília: os casos em que Flávio Bolsonaro entrou na mira de investigações