APÓS 6 ANOS

Deltan Dallagnol deixa o comando da Lava-Jato em Curitiba

O procurador da República Deltan Dallagnol, da Lava-Jato, vai se desligar da equipe. O afastamento…

Suíços enviaram contas e offshores para Lava Jato pressionar investigados
Deltan Dall'Agnol: mandato cassado (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

O procurador da República Deltan Dallagnol, da Lava-Jato, vai se desligar da equipe. O afastamento dele foi confirmado na tarde desta terça-feira em nota do Ministério Público Federal (MPF).

Deltan estava há seis anos na coordenação da Lava-Jato no Paraná. Ele alegou “questões de saúde em sua família” para deixar o posto.

Com a saída, o procurador da República no Paraná Alessandro José Fernandes de Oliveira deve assumir as funções de Deltan. A transição do cargo deve levar 15 dias. Até lá Deltan deve permanecer para auxiliar o novo coordenador.

Oliveira é descrito pelos colegas do grupo da força-tarefa como “técnico” e atuante no combate ao crime organizado, corrupção e lavagem de dinheiro. Ele é procurador da república desde 2004 e atua no Paraná desde 2012.Integra o Grupo de Trabalho Lava Jato na Procuradoria-Geral da República (PGR) desde janeiro de 2018.

O procurador deixa a função num momento em que a Lava-Jato no Paraná está em rota de colisão com a cúpula do MPF. Na nota, o MPF agradece a Deltan pelo trabalho realizado.

“Deltan desempenhou com retidão, denodo, esmero e abnegação suas funções, reunindo raras qualidades técnicas e pessoais. A liderança exercida foi fundamental para todos os resultados que a operação Lava Jato alcançou, e os valores que inspirou certamente continuarão a nortear a atuação dos demais membros da força-tarefa, que prosseguem no caso”, diz a carta.

“Deltan Dallagnol é de esquerda”, afirma Delegado Waldir em entrevista