NOVA SIGLA

DEM aprova fusão com PSL para criar novo partido, chamado União Brasil

O DEM aprovou, por aclamação, a fusão com o PSL em convenção realizada nesta quarta-feira…

Convenção do DEM aprova fusão com PSL (Foto: Youtube)
Convenção do DEM aprova fusão com PSL (Foto: Youtube)

O DEM aprovou, por aclamação, a fusão com o PSL em convenção realizada nesta quarta-feira (6), em Brasília. O novo partido se chamará União Brasil.

A operação ainda precisa ser aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A expectativa da cúpula do DEM é a de que o processo de fusão leve três meses para ser analisado pelos ministros.

O presidente nacional do DEM, ex-prefeito de Salvador ACM Neto, acredita que nascerá “a maior legenda partidária do país”. Por outro lado, nos bastidores já se comenta que o processo deve culminar na saída de vários filiados de ambos os partidos, inclusive de congressistas.

União Brasil deve ser a maior bancada na Câmara

Mesmo com as baixas, o União Brasil deve contar com a maior bancada na Câmara dos Deputados. Atualmente, o DEM conta com 28 deputados e seis senadores – incluindo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

O PSL, por sua vez, conta com 54 deputados e uma senadora.

O ministro do Trabalho e da Previdência, Onyx Lorenzoni, que é filiado ao DEM, votou contra a união dos partidos e pediu para que o seu posicionamento contasse na ata da convenção.

PSL já foi morada de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro foi filiado ao PSL e, por meio dele, elegeu-se em 2018. No ano seguinte, ele deixou a legenda em função de desentendimentos com o presidente do partido, o deputado Luciano Bivar.

A saída de Bolsonaro levou a um racha no partido, entre as alas que eram ligadas a ele e a Bivar.

O PSL também vota, nesta quarta-feira, a proposta da fusão. As reuniões acontecem em salas vizinhas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na capital federal. A votação acontece em cédulas de papel.