Ataque hacker

Depois da Saúde, hackers atacam o Ministério da Educação

O grupo que invadiu os sistemas do Ministério da Saúde atacou novamente. Dessa vez, a…

Depois da Saúde, hackers atacam o Ministério da Educação
Foto: Reprodução - Agência Brasil

O grupo que invadiu os sistemas do Ministério da Saúde atacou novamente. Dessa vez, a vítima foi o site da Escola Virtual um ambiente de cursos à distância ligado ao Ministério da Educação. Por volta das 17h30, o Lapsus$ Group deixou uma mensagem na página de entrada do site com xingamentos ao presidente Jair Bolsonaro.

“Nós voltamos, porém, com mais notícias (e com mais poderio). Vamos explicar algumas coisas: o nosso único objetivo é obter dinheiro, não ligamos para a família Bolsonaro (vulgo Bolsofakenews) de m**”, afirmaram os autores do ataque cibernético.

A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar o caso. Por meio de nota, a corporação disse que os bancos de dados não foram criptografados pelos hackers, o que indica que não houve roubo de dados.

Na madrugada desta sexta-feira, plataformas como o Painel Coronavírus, o e-SUS Notifica, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e o Conecte SUS, que exibe dados de vacinação contra a covid-19, foram atingidas.  A ação dos hackers levou o Ministério da Saúde a adiar a quarentena de cinco dias para estrangeiros que chegam ao país.

Com informações de Estadão Conteúdo