Deputado acredita que Caiado vai manter apoio a Bolsonaro, em 2022
Francisco Oliveira vê polarização entre o presidente e Lula, no ano que vem. Nesse cenário, ele diz: "Nossa base está mais vinculada a Bolsonaro"
Segundo coluna de Ancelmo Gois no O Globo, Caiado (DEM) revelou ao programa “Conversa com Bial” que pode não apoiar a candidatura do presidente Bolsonaro (sem partido), no ano que vem. A entrevista vai ao ar nesta terça-feira (9). Contudo aliados do gestor estadual acreditam que os devem caminhar sim, juntos no ano que vem.
O deputado estadual Francisco Oliveira, o Chiquinho (PSDB), foi um dos articuladores para a aproximação de Daniel Vilela (MDB) a Caiado. Esperando a janela para migrar para o partido do governador – que será o União Brasil, fusão de DEM e PSL -, ele afirma ao Mais Goiás que, hoje, dois nomes estão postos: Bolsonaro e Lula (PT). “Nossa base está mais vinculada ao Bolsonaro”, diz sem crer muito em uma terceira via.
Segundo o parlamentar, já se percebe é que Caiado vai governar e trabalhar em torno de suas bases, que estão vinculadas a Bolsonaro. “Bolsonaro foi um aliado em 2018. O PP, por exemplo, é um dos suportes do presidente e está com Caiado. Aqui, então, se formata um grupo de alianças que passa por Bolsonaro.”
Apesar disso, Francisco relativiza. “Mas claro, depende do andamento. Ainda está longe”, revela. “Mas vejo Caiado se distanciando de Bolsonaro.”
Entrevista de Caiado
O governador de Goiás, segundo a coluna, declarou o presidente “tensiona” e “deixa que extremos prevaleçam, e a sociedade não quer mais isso”. “Eu gostaria que o presidente entendesse que pedir desculpas, reconhecer excessos, e ao mesmo tempo colocar na mesa de negociação o presidente do Supremo, do Congresso, da Câmara, MP, as entidades de classe, e abrir um diálogo neste momento, é muito melhor do que caminhar pra um processo de enfrentamento ou provocações.”
Ainda sobre o apoio, Caiado falou: “Apoio não é submissão, até porque tenho mais idade que o presidente.” O gestor de Goiás tem 72 anos. Já Bolsonaro, 66.