Alego

Deputado diz que “ninguém seria maluco” de disputar eleição da mesa com Lissauer Vieira

Segundo o deputado estadual Humberto Aidar (MDB), “nenhum candidato seria maluco de se candidatar [contra…

Saiba o que é e como funciona do Distritão
Saiba o que é e como funciona do Distritão (Foto: Francisco Costa / Mais Goiás)

Segundo o deputado estadual Humberto Aidar (MDB), “nenhum candidato seria maluco de se candidatar [contra Lissauer Vieira para presidente] e ter somente o voto dele”. A afirmação do emedebista foi feita após a aprovação em primeira votação e discussão da antecipação da eleição da mesa diretora para 30 de outubro.

A matéria aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) tem no texto original de Lucas Calil (PSD) a previsão de um aumento na proporcionalidade para uso do pequeno expediente pelas deputadas. A antecipação da eleição e a criação da vaga de terceiro vice vieram por meio de emenda do deputado Henrique Arantes (MDB). O atual presidente, Lissauer Vieira (PSB), já colocou seu nome a disposição.

Nesta semana deve ocorrer a segunda e definitiva votação da matéria. Com isso, o pleito, que seria no ano que vem, passa para o final deste mês. Apesar disso, a mesa eleita ficará até o final do mandato legislativo, ou seja, por mais três anos.

Não é novidade

Sobre essa antecipação, Aidar explica não ser novidade. “Já aconteceu anteriormente com o então presidente José Vitti (PSDB). O entendimento da grande maioria da Casa é que o ano que vem, por ser ano eleitoral, não seria um bom tempo pra disputas internas.”

Desta forma, de acordo com ele, como o presidente Lissauer goza do apoio da ampla maioria, “houve um consenso e penso que será um processo natural a reeleição. E já está aberto para os partidos indicarem os seus membros para compor a mesa diretora.”

Questionado se o trabalho de Lissauer contribuiu para esse consenso, ele diz que o presidente, atualmente, agrada a “gregos e troianos”. “Trabalho aprovado pela Casa, sociedade e pelo próprio governo do Estado. Se a presidência estivesse atrapalhando o governo, este iria se mobilizar, pois tem força.”