Deputado leva espiga de milho gigante para cobrar emenda ao governador
Segundo Humberto Teófilo, Caiado prometeu fazer o repasse no fim do ano passado; mostrou vídeo no pequeno expediente
O deputado estadual Humberto Teófilo (PSL) recorreu ao humor para protestar contra a ausência de repasse de R$ 1 milhão em emendas para a saúde de Inhumas. O parlamentar chegou na sessão desta quinta-feira (27) com uma espiga de milho gigante, com os dizeres: “1 milhão que o governador deu para saúde de Inhumas.”
Segundo Humberto, entre outubro e novembro passado o governador Ronaldo Caiado (DEM) prometeu a referida emenda para investimentos na saúde da cidade. Inclusive, tendo gravado um vídeo com o deputado Humberto, em que confirma que o dinheiro seria depositado. O áudio foi replicado pelo parlamentar durante o pequeno expediente.
“Prometeu a emenda e falou que estava sendo atendida. E, agora, porque eu não votei a Reforma da Previdência e o Estatuto do servidor ele não repassou”, discursou e continuo: “Seria investido em oito leitos de UTIs, conforme devidamente planejado.”
Humberto Teófilo disse, ainda, que espera que a promessa ainda seja cumprida. Questionado se existe como cobrar judicialmente essas emendas, ele afirma que, por não se tratar de emendas impositivas, “é difícil”. Ele lembrou que esta serviria aos deputados novatos da base.
O líder do governo na Casa, Bruno Peixoto (MDB), afirmou que Humberto Teófilo não tem direito a este recurso, uma vez que não participou da elaboração do orçamento de 2019 (votado em 2018). “Está jogando palavras ao vento, pois não há obrigação do governador.”