IMUNIZANTE

Deputado quer impedir vacinação obrigatória contra covid em Goiás

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) pode determinar a proibição da vacinação obrigatória da Covid-19,…

Conhece a Lei de Gérson? Ela explica o brasileiro na hora de furar fila na vacinação
Conhece a Lei de Gérson? Ela explica o brasileiro na hora de furar fila na vacinação

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) pode determinar a proibição da vacinação obrigatória da Covid-19, no Estado. Isto, porque nesta quarta-feira (25), o deputado estadual Humberto Teófilo (PSL) apresentou um projeto de lei que prevê a desobrigação.

Segundo o projeto, “é defeso ao Estado de Goiás a imposição de vacinação e outras medidas profiláticas aos seus residentes e a eventuais visitantes sob o pretexto de enfrentamento a emergência de saúde pública decorrente da Pandemia de Covid-19”, contudo: “A restrição do caput afasta-se mediante o consentimento do cidadão ou do responsável, nos termos da lei civil.”

Na justificativa, Teófilo afirma que “os direitos fundamentais não possuem natureza absoluta, portanto, em caso de conflito, não existe prevalência inata de um sobre o outro, mais uma razão para se realizar a ponderação”. Assim, ele questiona: “Qual o sentido de obrigar homens e mulheres a vacinarem? A Constituição Federal é bem clara no que diz respeito aos direitos fundamentais das pessoas. Precisamos ter dados científicos de que essa vacina irá produzir anticorpos e evitar uma infecção do coronavírus.”

Para ele, obrigar alguém consciente a se submeter, contra a vontade, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica, mesmo que sem risco de vida, é conduta vedada no ordenamento brasileiro. “Trata-se de um Direito da Personalidade, inferindo-se na necessidade de obtenção da concordância do paciente para qualquer espécie de tratamento.”

Ele aponta, também, que existe a possibilidade de crime de responsabilidade, no caso do governador ou seus secretários, violar os direitos políticos, individuais e sociais das pessoas. De acordo com o parlamentar, o direito à liberdade individual e de não ser privado deste por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política encontra-se no rol dos direitos e garantias fundamentais da Constituição Cidadã.

Assembleia pode proibir vacinação obrigatória da Covid

Deputado estadual Humberto Teófilo (Foto: Polícia Civil)

Não obrigatoriedade

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já disse que a vacina não será obrigatória e ponto final. Ressalta-se, o governo federal não é anti-vacina. Humberto Teófilo nunca escondeu seu alinhamento com o atual gestor do País.

Da mesma maneira, o candidato à prefeitura de Goiânia, senador Vanderlan Cardoso (PSD) – que é aliado do presidente Bolsonaro (sem partido) – já afirmou que, se eleito, o imunizante não será obrigatório por essas bandas.

Vamos vacinar todos os que quiserem ser vacinados“, afirmou o candidato em programa eleitoral. “A verba da Covid-19, que já está no caixa da saúde, é suficiente para comprarmos a vacina para comprarmos a vacina para toda a população de Goiânia, logo que ela estiver disponível. Quem quiser vacinar, vou botar para vacinar.”

A matéria na protocolada na Assembleia, claro, ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça, além de duas aprovações em plenário. Depois disso, ainda precisa ser sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM).