Deputados do PL ostentam bandeira de Trump na Câmara
Bandeira de Trump foi erguida em sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara
Deputados federais do PL, o mesmo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, ostentaram uma bandeira azul e branca com o nome do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Câmara dos Deputados nessa terça-feira (22). A bandeira tem a frase “make America great again”.
O ato aconteceu em uma audiência da Comissão de Segurança Pública, amplamente dominada por políticos de direita. Momentos antes, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), havia proibido a realização de reuniões em comissões até o fim do recesso, no dia 1º de agosto, mas o PL promoveu o encontro mesmo assim para votar moções de louvor ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A manifestação aconteceu menos de 24 horas depois da visita que Bolsonaro fez à Câmara, e pela qual ele terá que se justificar ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sob risco de ser preso. A bandeira de Trump foi erguida pelo deputado Delegado Caveira (PL-BA), mas na sequência os próximos aliados recomendaram que ele a guardasse.
Em entrevista à imprensa após o fim da audiência, o presidente da comissão de Segurança Pública, deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), foi questionado sobre os motivos que levaram Caveira a guardar a bandeira. Bilynskyj respondeu que aquele “não era o momento” e que o “foco da reunião” era outro.
Trump anunciou, no dia 9 de julho, a aplicação de uma taxa de 50% sobre todos os produtos oriundos do Brasil que entrassem em território norte-americano. Ato contínuo, enviou uma carta ao presidente Lula exigindo a suspensão do julgamento de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
Líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ) criticou a bancada do PL por hastear “o símbolo de uma potência estrangeira que quer impor sanções ao Brasil” dentro da “Casa do povo brasileiro”.
Sobre Trump, leia também
- Estados Unidos abandonam a Unesco: ‘agenda ideológica’
- Cidade de Goiás celebra 20 anos como Patrimônio Histórico da Unesco
- ‘Bullying de Trump contra Brasil está saindo pela culatra’, diz jornal americano
- Movimentação suspeita de dólares no dia de tarifaço de Trump será investigada
- Tarifaço de Trump: Caiado anuncia linha de crédito para proteger economia de Goiás