LEGISLATIVO

Deputados iniciam análise sobre calamidade pública em Goiás nesta quarta (25)

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizará às 15 horas desta quarta-feira (25), sessão remota…

Assembleia Legislativa programa volta de atividades essenciais
Assembleia Legislativa programa volta de atividades essenciais

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizará às 15 horas desta quarta-feira (25), sessão remota para discutir ações de combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19) no Estado, entre elas está  o reconhecimento de calamidade pública em Saúde.

Com a autorização, Goiâs poderá flexibilizar o cumprimento da meta fiscal diante da perspectiva de elevação dos gastos públicos para tnetar conter a crise sanitária e queda de arrecadação. De acordo com o governador Ronaldo Caiado, a pandemia pode provocar déficit de R$ 4 bilhões nos cofres públicos.

Sistema

A Alego realizará testes nesta terça-feira (24) para início das votações remotas no parlamento, A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da presidência. Regimento da casa permite votação à distância em situações extraordinárias.

Sistema é similar ao adotado pelo Congresso Nacional. Segundo o presidente Lissauer Vieira, a “sessão virtual” possibilitará a discussão e apreciação de matérias importantes e de interesse da população goiana sem a presença física dos deputados.

“Vamos iniciar o teste com os deputados nesta terça-feira para que amanhã (25) já possamos dar início às sessões. Assim como no Senado e na Câmara Federal, também discutiremos aqui, de forma virtual, diversos projetos de interesse coletivo, principalmente, aqueles relacionados às ações de combate ao coronavírus. Estamos atentos e totalmente empenhados nesta essa causa”, disse o presidente da Alego, por meio da assessoria.

Transmissão

A conexão entre os parlamentares será estabelecida em áudio e vídeo via tablet, smartphones e computadores. As sessões virtuais serão transmitidas, ao vivo, pela TV Alego, no canal 61.2 da TV aberta ou no canal 8 da Net, e também pelo site oficial da Casa: portal.al.go.leg.br.