‘Desmontada’: Leandro Vilela fala sobre como encontrou prefeitura de Aparecida em balanço dos 60 dias de gestão
Prefeito de Aparecida relata desafios e projeta futuro da gestão

Prestes a completar dois meses no cargo, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela (MDB), faz um balanço – em entrevista exclusiva ao Mais Goiás – dos desafios enfrentados e das ações implementadas até o momento. Ele, que diz ter herdado uma prefeitura ‘desmontada’, ressalta a substituição completa da iluminação pública da cidade por lâmpadas de LED entre as principais medidas da gestão até o momento. A iniciativa representa um investimento de R$ 167 milhões, que promete modernizar a infraestrutura urbana. O novo sistema começa a ser implantado em março e deve ser concluído até o fim do ano.
Além da reestruturação da iluminação, Vilela herdou dificuldades financeiras da gestão anterior. Assim que assumiu, um de seus primeiros atos foi parcelar a folha salarial de dezembro, não quitada pela administração do prefeito Vilmar Mariano (MDB). Nesta entrevista, ele também relata que a Cidade Administrativa estava há seis meses sem internet. “Foi dificil para reestabelecer os serviços”, frisou.
De acordo com o prefeito, medidas de austeridade têm sido adotadas para equilibrar as contas públicas, com prioridade para a regularização de pagamentos na saúde e transporte público. Ele destaca que a prefeitura não pode se tornar um “cabide de empregos” e defende uma administração voltada para a coletividade.
A relação com a Câmara Municipal também exigiu articulação política. Nos bastidores, alguns vereadores manifestaram insatisfação com as nomeações – ou falta delas -, mas Vilela reforça que os cargos serão ocupados conforme a necessidade da gestão. Enquanto isso, o tão esperado empréstimo da Prefeitura junto ao Banco do BRICS, pendente desde 2023, está sob análise judicial, o que pode garantir novos investimentos em infraestrutura e serviços.
Cinco perguntas para Leandro Vilela
Mais Goiás: Com dois meses de gestão, esse anúncio da troca de toda a iluminação de Aparecida por lâmpadas de LED será uma das marcas da sua administração? O que já foi feito nesse período?
Leandro Vilela: É um momento histórico. Hoje assinamos o contrato para substituir toda a iluminação pública de Aparecida, tornando-a uma das mais modernas do Brasil. Isso trará economia, segurança e qualidade de vida. A iluminação pública da cidade estava em situação caótica, era precaríssima. Ainda assim, conseguimos viabilizar esse investimento de R$ 167 milhões. A substituição começa no dia 10 de março e esperamos concluir até o fim do ano.
Mais Goiás: O senhor herdou desafios financeiros da gestão passada, incluindo salários atrasados. Acredita que já conseguiu resolver insatisfações com servidores ou ainda há pendências a serem resolvidas?
Leandro Vilela: Muitos problemas ainda precisam ser resolvidos, mas estamos avançando. Estamos trabalhando com dedicação, seriedade e planejamento. Pegamos a prefeitura com dívidas e falta de planejamento, mas adotamos medidas para valorizar os recursos públicos. Precisamos cuidar da população como um todo. Dos 600 mil aparecidenses. Não dá para governador no varejo, nem dá para governar atendendo interesses de grupos específicos. Vamos resolver problema de todos os aparecidenses. Já regularizamos os repasses da saúde, mas ainda não conseguimos regularizar o débito que ficou no passado. Também estamos pagando em dia o subsídio do transporte coletivo. É preciso respeitar o cidadão, é preciso respeitar o trabalhador.
Mais Goiás: Houve insatisfações de vereadores quanto a nomeações e distribuição de cargos. Como o senhor tem lidado com essa questão?
Leandro Vilela: Nossa prioridade é requalificar a cidade e a gestão pública. Quando assumi, encontrei uma Prefeitura em situação de desmonte. Até brinquei com o Gustavo [Mendanha] que não imaginava que ia encontrar tanto problema, tanta dificuldade e que a máquina pública estava tão desmontada na Prefeitura. Quando cheguei, encontrei uma Prefeitura com a conta de internet com seis meses sem pagar. Olha o tamanho da irresponsabilidade. A prefeitura não pode ser um cabide de empregos. Vamos nomear apenas os servidores necessários para que o município funcione de forma eficiente. Nossa administração tem um modelo de gestão claro e transparente.
Mais Goiás: Há expectativa para a liberação do empréstimo solicitado pela prefeitura?
Leandro Vilela: O processo está sob análise judicial. Estamos demonstrando a capacidade financeira do município para honrar esse compromisso. Aparecida nunca deixou de cumprir suas obrigações e esse financiamento é essencial para novos investimentos e desenvolvimento da cidade.