hospital

Doenças de Bolsonaro animam deputados pró-anistia: ‘comoção pela saúde frágil’

Ex-presidente foi diagnosticado com câncer de pele nesta quarta (17)

Doenças de Bolsonaro animam deputados pró-anistia: saúde frágil Ex-presidente foi diagnosticado com câncer de pele nesta quarta (17)
Foto: Reprodução Instagram

As doenças de Jair Bolsonaro (PL) passaram a ser vistas como fator político dentro do Congresso e animam deputados pró-anistia, que acreditam que a saúde frágil do ex-presidente pode sensibilizar colegas indecisos. Conforme publicado pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, a avaliação é de que a comoção causada pelo novo diagnóstico deve aumentar o apoio ao pedido de perdão judicial.

Nesta quarta-feira (17), foi revelado que Jair Bolsonaro está com câncer de pele, após exames realizados no hospital DF Star, em Brasília. Segundo boletim médico, foram encontradas duas lesões cutâneas com presença de carcinoma de células escamosas. O ex-presidente precisará de acompanhamento clínico e reavaliação periódica.

Anistia em pauta

A proposta de votar a anistia em regime de urgência deve ser analisada nesta quinta (19). O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu levar o tema a plenário acreditando que seria derrotado. Ele é contra a anistia ampla — que devolveria a Bolsonaro até o direito de se candidatar novamente — e tenta articular um projeto alternativo que reduza penas.

No entanto, conforme publicado por Bergamo, aliados bolsonaristas acreditam que, diante da notícia sobre as doenças de Bolsonaro, pode ocorrer uma virada e que a votação ganhe força.

Problemas de saúde recentes

O ex-presidente foi internado na última sexta-feira (12) para exames médicos. Os médicos diagnosticaram anemia por falta de ferro. Dias depois, na terça-feira (16), ele voltou ao hospital com crise de soluço, vômito e pressão baixa, segundo relato de seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Agora, com o diagnóstico de câncer de pele confirmado, parlamentares afirmam que a “comoção pela saúde frágil” de Bolsonaro deve influenciar diretamente no cenário político em Brasília.