COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Durante Fórum de Lisboa,  Caiado defende tolerância zero ao tráfico de drogas

Governador propõe atuação firme do Estado contra as facções criminosas

Caiado durante o XIII Fórum de Lisboa, em Portugal (foto Alexandre Parrode)

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, defendeu nesta quarta-feira (2/7) uma política de tolerância zero contra as facções criminosas como instrumento para desestimular o tráfico de drogas no Brasil. A fala aconteceu durante o XIII Fórum de Lisboa, na capital portuguesa, no painel “Política de Drogas: Entre Segurança e Saúde Pública”.

“Sou 100% contra a descriminalização das drogas. Não podemos permitir que o tráfico continue dominando territórios e formando novas gerações dentro de uma lógica criminosa”, afirmou.

“Quando o crime toma conta de uma comunidade, o Estado Democrático de Direito deixa de existir. É substituído por uma espécie de Estado paralelo”, alertou Caiado ao chamar a atenção para o cenário vivido em estados como o Rio de Janeiro e regiões da Amazônia, além da crescente presença de facções brasileiras em países da América Latina e da Europa.

O governador explicou que, em Goiás, o enfrentamento a esse problema é feito de forma integrada, com ações de segurança pública e investimentos em educação de qualidade e políticas sociais que oferecem alternativas e esperança aos jovens, evitando que sejam cooptados pelo narcotráfico. “É a desesperança que leva os jovens a caírem no mundo das drogas”, disse.