Bastidores do Poder

Eleição de Lula foi melhor para Caiado, avalia cientista político

A eleição de Lula foi melhor para o governador Ronaldo Caiado do que se Jair…

Governador reeleito Ronaldo Caiado (Foto: Assessoria da campanha)
Governador reeleito Ronaldo Caiado (Foto: Assessoria da campanha)

A eleição de Lula foi melhor para o governador Ronaldo Caiado do que se Jair Bolsonaro tivesse sido reeleito. A avaliação é do cientista político e professor da Universidade Federal de Goiás Robert Bonifácio. “Com Bolsonaro, Caiado viu crescer uma oposição interna que não existia e a relação política era instável. Vislumbro uma relação administrativa civilizada e uma relação política de oposição, do meio para o final do mandato, que é quando Caiado deve vestir a camisa de candidato a algo”, avalia Bonifácio, referindo-se aos produtores rurais do Estado, que se afastaram de Caiado em razão dos desentendimentos relacionados à pandemia de Covid-19. Sobre o futuro político, o governador não esconde o desejo de se candidatar à Presidência da República, podendo fazer frente ao projeto de oposição ao governo Lula e sua eventual continuidade.

Encurralado

Robert Bonifácio avalia que, ainda que tenha ganhado capital político, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, pode ter problemas para se estabelecer. “Está num partido nanico e não será fácil se inserir num grande partido com alguma projeção, uma vez que os caciques destes partidos ou estão fechados com Caiado ou não aceitam um bolsonarista em seus quadros.”

Projeto 2024

O prefeito de Goiânia Rogério Cruz deve deixar o Republicanos. A coluna apurou que ele pode ser filiar ao União Brasil.

Eminência

O convite partiu do governador Ronaldo Caiado e as conversas estariam adiantadas.

Au revoir

O vice-governador eleito e presidente do MDB goiano, Daniel Vilela, vai dar um tempo nas articulaçoes políticas e embarca, segundo aliados, para uma temporada de descanso na Europa nesta semana. Deve ser as últimas férias do sucessor de Caiado ao governo antes de assumir a vice-governadoria.