Eleições 2026: eleitores vão escolher presidente, governadores, senadores e deputados; saiba datas
Entenda datas para propaganda eleitoral, desincompatibilização e mais
Este ano tem eleições para presidente, governador, senador e deputados federal, estadual e distrital. Desta forma, os eleitores irão às urnas em 4 de outubro de 2026. Em caso de segundo turno nos cargos de Executivo, o pleito será realizado em 25 de outubro.
A data da posse para presidente, contudo, mudou. Em 2027, o próximo chefe do governo federal vai assumir em 5 de janeiro, enquanto os governadores no dia 6.
Ainda sobre datas, destaque para a propaganda eleitoral, que começa em 16 de agosto de 2026, tanto nas ruas quanto na internet. Já a versão gratuita no rádio e na televisão ocorre 35 dias antes da antevéspera da eleição, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os servidores públicos e ocupantes de funções em empresas com contratos com o poder público precisam se afastar de seus cargos para disputar as eleições, ou seja, fazer a desincompatibilização. Temporária ou definitiva, ela deve acontecer entre três e seis meses antes do primeiro turno.
Deputados e senadores, por sua vez, não precisam se desincompatibilizar para concorrer. No caso do Executivo, é preciso observar a regra legal.
Em Goiás, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) é pré-candidato à presidência. No caso dele, para disputar o Planalto, ele deve renunciar seis meses antes. Se a disputa fosse pela reeleição, ele poderia permanecer no mandato.