ADVERTÊNCIA

Embaixada dos EUA alerta cidadãos sobre atos de 7 de setembro no Brasil

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil usou o Twitter para alertar os cidadãos dos…

Embaixada dos EUA alerta cidadãos sobre atos de 7 de setembro no Brasil
Embaixada dos EUA alerta cidadãos sobre atos de 7 de setembro no Brasil (Foto: reprodução)

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil usou o Twitter para alertar os cidadãos dos EUA a evitarem áreas próximas as manifestações de 7 de setembro. “Mesmo sendo destinadas a serem pacíficas podem se tornar conflitantes”, escreveu nesta sexta (3).

“As manifestações devem ocorrer nas principais cidades do Brasil na terça-feira, 7 de setembro. A Embaixada dos EUA no Brasil adverte os cidadãos dos EUA para evitar áreas em torno de protestos e manifestações, já que mesmo destinadas a serem pacíficas podem se tornar conflitantes.”

As manifestações contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e em apoio ao presidente Bolsonaro ocorrem em várias cidades do País, inclusive em Goiânia.  No Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB), ainda em agosto, decidiu dispensar os servidores no dia 6, a fim de evitar os tumultos do Dia da Independência.

Vale lembrar, além de simpatizantes do presidente, PMs do Brasil têm se preparado para participar dos atos do feriado, mas também para lutar contra o comunismo e retirar os ministros do STF. A informação foi antecipada pelo Poder360 há alguns dias, após o site ter acesso a mensagens de WhatsAp de praças e oficiais da ativa e da reserva.

Em Goiás, contudo, a Polícia Militar (PM-GO) não deve aderir. Segundo o secretário de Segurança Pública do Estado (SSP), Rodney Miranda, não há indicativo de adesão.Ele informa, contudo, que aqueles que não estão fardados não têm impedimento, desde que seja um manifesto ordeiro e pacífico. “Não há nenhum tipo de planejamento. Tocaremos nossa agenda como se fosse um dia qualquer”, revela o titular da pasta.

Da mesma forma, um oficial, que pediu para não ser informado, corroborou a fala do secretário. Segundo ele, apenas policiais que estiverem de folga e que quiserem participar poderão ir ao evento. Contudo, ele reforça que este é um ato sem ligação com a corporação.

“Não é de bom tom para a instituição fazer esse tipo de manifestação política, uma vez que é subordinada ao Executivo estadual”, justificou.