COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Emocionado, Caiado recepciona os 12 primeiros pacientes pediátricos do Cora

Atendimentos marcam a reta final de preparação para inauguração da primeira etapa do hospital, prevista para julho

O governador Ronaldo Caiado disse que a admissão de 12 pacientes pediátricos no Complexo Oncológico de Referência do Estado (Cora), nesta segunda-feira (9/6), é o “dia mais emocionante da  minha vida”.

A recepção é o primeiro passo rumo à inauguração oficial da primeira etapa da unidade, prevista para julho. O início dos trabalhos foi acompanhado pelo governador Ronaldo Caiado, que definiu o momento como a concretização de um sonho. “Não tem nenhum hospital privado no país que dá as mesmas condições de atendimento e procedimentos que estamos dando às crianças, via SUS [Sistema Único de Saúde]. Isso é inédito”, destacou.

Durante visita às instalações da unidade, Caiado destacou a celeridade da obra e que o Estado driblou todas as dificuldades para, enfim, ofertar tratamento oncológico gratuito à população.

Essa primeira fase do hospital contará com 60 leitos, sendo 48 de internação e 12 de observação, o que inclui enfermaria e UTIs. A estrutura também dispõe de 115 espaços de cuidado, como: quatro centros cirúrgicos; ambulatórios; radiologia; internação; e pronto-socorro. 

A equipe de 275 profissionais, treinados desde abril com profissionais de Barretos, já está preparada para atuar na unidade.