POLÊMICA

Empresários vão à Câmara pedir manutenção do nome da avenida Castelo Branco

Empresários mobilizados pelo Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas) foram para a…

Câmara de Goiânia desiste de votar aumento de salário de vereadores, diz Diretoria Legislativa
Câmara de Goiânia desiste de votar aumento de salário de vereadores, diz Diretoria Legislativa (Foto: Prefeitura de Goiânia)

Empresários mobilizados pelo Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas) foram para a Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira (17) para cobrar de vereadores que mantenham o nome da Avenida Castelo Branco. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou ontem relatório pela derrubada do veto prefeito Rogério Cruz (Republicanos) a projeto que muda o nome da via para Avenida Iris Rezende Machado.

Diante dos protestos, a maioria dos vereadores não compareceu ao plenário e o vereador Clécio Alves (MDB) que comandava a sessão desta quinta encerrou o expediente e convocou nova ordinária para a próxima terça-feira (22).

O Fórum de Entidades Empresariais (FEE) divulgou nota de repúdio contra a mudança de nome. A Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) já havia se manifestado contrária à mudança. O argumento das entidades é que a alteração poderia gerar transtornos e prejuízos aos comerciantes e moradores, além de “interferir na identidade de regiões históricas da cidade”.

Confusão na CCJ

A sessão da CCJ que aprovou relatório pela derrubada do veto do prefeito teve confusão entre os vereadores Clécio Alves, autor da proposta de mudança do nome da Avenida Castelo Branco, e Pedro Azulão Jr (PSB), único voto contrário na Comissão.

Na ocasião, Azulão, Iris teve teve suas contas reprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Já Clécio colocou a situação na responsabilidade do ex-prefeito Paulo Garcia (PT), que faleceu em 2017. “Não teve nada a ver com o Iris não, faça-me o favor, não aceito mentiras”, disse o emedebista.

Azulão respondeu: “Eu estou te perguntando, você me respeite. É malandro sim o Iris, pronto, o que você vai fazer? Tá achando que sou funcionário seu para você ficar gritando? Me respeite.”

Depois da sessão, Pedro Azulão Jr. disse à agência de notícias da Câmara que a mudança geraria transtorno na avenida. “Os comerciantes serão muito penalizados por uma troca para homenagear Iris, que já é reconhecido em Goiânia.”