BAHIA

Entenda a eleição em Salvador: sem concorrer, ACM Neto é figura central

Na eleição em Salvador, a esquerda se dividiu e o candidato que dispara na frente…

Prefeito de Salvador, ACM Neto (Foto: AloBahia)
Foto: AloBahia

Na eleição em Salvador, a esquerda se dividiu e o candidato que dispara na frente nas pesquisas é Bruno Reis, vice-prefeito de ACM Neto. Após dois mandatos como prefeito, ACM deve conseguir transferir boa parte de seu eleitorado para o aliado, que trabalha com ele há duas décadas.

Lídice da Mata (PSB) e Pastor Sargento Isidório (Avante) também aparecem bem posicionados nas pesquisas. O PSB, porém, abriu mão da candidatura de Lídice nesta semana para apoiar o PT. O partido escolheu como candidata Major Denice, ex-PM envolvida em causas feministas e na criação da Ronda Maria da Penha, patrulha da Polícia Militar da Bahia no combate à violência contra a mulher.

Major Denice, no entanto, é um dos quatro nomes de esquerda na disputa alinhados ao governador Rui Costa (PT). Os aliados de ACM Neto esperam se beneficiar dessa divisão e do fato de que Denice é pouco conhecida e ainda tem desempenho fraco nas pesquisas, apesar da popularidade do governador.

— De um lado, temos um candidato da escolha pessoal do prefeito da cidade — diz o candidato Bacelar (Podemos). — Já no grupo liderado pelo governador Rui Costa temos quatro candidaturas, incluindo a minha, e depois ainda temos os candidatos do PROS, PSOL e Republicanos. É uma eleição muito fragmentada e certamente terá segundo turno.

Há ainda o vereador Cezar Leite (PRTB), candidato pelo partido do vice-presidente Hamilton Mourão que tenta crescer se vendendo como bolsonarista. Ele é visto como um candidato de pouca expressão, especialmente porque o presidente Jair Bolsonaro já estabeleceu que não quer interferir no pleito.

O desempenho de ACM Neto à frente da administração municipal, portanto, será a questão central das eleições municipais — ainda que ele não possa concorrer, já que cumpriu dois mandatos na Prefeitura. Apesar da especulação em torno de um possível apoio de Bolsonaro a Bruno Reis em um segundo turno, ACM Neto diz que prefere “não nacionalizar” a disputa.

Ele nega que Bruno seja um “poste” seu, argumentando que o vice-prefeito está concorrendo e tem força por méritos próprios.

— Bruno é uma pessoa que venceu na vida até hoje com base em estudo e trabalho. Já tem 20 anos atuando na vida pública e de assessor parlamentar, passando por deputado estadual duas vezes.

Auxiliares mais otimistas de ACM Neto ouvidos pelo GLOBO esperam que, ao partir de 34,9%, o vice-prefeito consiga ganhar a eleição já no primeiro turno. Outros ponderam que o nome de Major Denice, por ser menos conhecido, tem chances de crescer bastante na reta final com o apoio de Rui Costa.