IDEOLOGIA

Entenda por que Ratinho e a direita do Brasil escolheram o Paraguai como ‘paraíso’

Paraguai é governado, por quase 80 anos ininterruptos, pelo Partido Colorado, que é conservador e de direita

Entenda por que Ratinho e a direita do Brasil escolheram o Paraguai como 'paraíso' (Foto: Instagram)
Entenda por que Ratinho e a direita do Brasil escolheram o Paraguai como 'paraíso' (Foto: Instagram)

O apresentador Carlos Massa, mais conhecido como Ratinho, anunciou nas redes sociais que agora tem residência fixa no Paraguai. A movimentação do apresentador acontece num momento em que eleitores da direita inundam a internet com vídeos que anunciam o país vizinho como alternativa para quem não suporta um regime de esquerda no Brasil. Alguns chegam a vender o Paraguai como algo próximo do paraíso.

No dia 9 de setembro deste ano, o filho de Ratinho e governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), recebeu no Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, para discutir oportunidades de parcerias e investimentos – uma agenda que contribuiu para chamar a atenção da direita para a comunidade vizinha.

Peña é um economista que se define como “conservador de direita”. Trata-se de um perfil parecido com o do presidente da Argentina, Javier Milei, mas sem as excentricidades e o desgaste que o argentino carrega em tão pouco tempo de mandato. O partido Colorado, ao qual Peña faz parte, está no poder de forma quase ininterrupta há quase 80 anos.

“Ao contrário do Chile, do Brasil, da Colômbia e de Honduras, não houve no Paraguai uma alternância e muito menos, digamos, uma guinada à esquerda. Em 2017, 2018, houve uma guinada no resto do continente à direita e agora dizem que existe uma guinada à esquerda. Mas não foi o caso do Paraguai. Não é o caso do Pataguai”, disse Peña em Curitiba.

O fato de os partidos de centro-esquerda terem pouco espaço no Paraguai contribui para a narrativa de que, no país vizinho, pujança e prosperidade são muito mais consistentes do que no Brasil.

Um dos vídeos que circulam na internet diz: “brasileiros inundam o Paraguai fugindo da opressão, dos impostos sufocantes e de um governo que persegue os cidadãos de bem. A crise é gravíssima e se aprofunda. O Brasil caminha para decadência, enquanto a comissão aprova reconhecimento facial obrigatório para acessar as redes sociais, passo assustador para um big brother controlador. A classe produtiva, cansada de ser penalizada, busca refúgio em países como o Paraguai, atraída por impostos baixos e segurança jurídica”.

Em outro vídeo, uma mulher que diz ter se mudado para o Paraguai aponta cinco aspectos que ela diz terem a surpreendido: 1) os paraguaios “são extremamente educados, solícitos e amáveis”; 2) “a comida é muito boa e a variedade gastronômica é muito grande”; 3) “também me surpreendi muito com a segurança; aqui é mais seguro do que a maioria das capitais do Brasil”; 4) “Ciudad del Este é uma cidade multicultural, tem pessoas do mundo inteiro”; 5) “e também me surpreendi com o processo de abertura de empresas, que é simples, fácil e rápido”.

Em mais um vídeo que circula nas redes sociais, um homem que diz ter trocado o Brasil pela Espanha afirma que alguns de seus conterrâneos que haviam se mudado para Europa com objetivo de economizar dinheiro para depois investir em território brasileiro estão optando por investir no Paraguai. “O foco agora do brasileiro é trabalhar na Espanha para investir no Paraguai. Um já comprou fazenda, outro já comprou quitinete, esse tipo de coisa”.

Leia também