COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Escolas de Aparecida iniciam segundo semestre letivo nesta segunda (04/7) com salas climatizadas

Climatização das salas resolve problema antigo enfrentado pela rede municipal e integra pacote de R$ 38 milhões em investimentos da gestão Vilela na infraestrutura da Educação

Das 94 unidades da rede, 60 delas já estão com as salas climatizadas (foto divulgação)

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, abrirá o segundo semestre do ano letivo de 2025 na rede municipal nesta segunda-feira (04/7), às 7h30, na Escola Municipal Nova Olinda. A volta às aulas terá uma novidade bastante aguardada pela comunidade escolar: ar-condicionado funcionando. Das 94 unidades da rede, 60 delas já estão com as salas climatizadas. As demais estão em pleno processo para receber os equipamentos em breve.

A climatização das salas resolve um problema antigo enfrentado por alunos e professores da rede municipal e faz parte do pacote de R$ 38 milhões em investimentos na Educação, anunciado pela gestão Vilela.

“Neste 1º semestre e, aproveitando o recesso dos alunos, nós aceleramos as reformas e manutenções para garantir o funcionamento dos ares-condicionados nas salas de aula. Foi um compromisso que nós assumimos com os alunos: o de resolver o problema do não funcionamento dos equipamentos, e estamos cumprindo, ou seja, provendo mais conforto e tranquilidade nos estudos e melhores condições de trabalho para os professores e demais servidores”, diz o prefeito Vilela.

O investimento contempla uma série de obras e melhorias estruturais em andamento nas unidades escolares. Além da climatização, o pacote inclui a reforma geral de cinco escolas com obras paralisadas na gestão anterior; a substituição de telhados em 20 unidades com comprometimento estrutural; a instalação de um segundo quadro de energia em 32 escolas para suportar a carga dos aparelhos; a ligação de transformadores de energia em 27 CMEIs; e a ampliação de salas de aula em quatro unidades, incluindo a Escola Municipal Nova Olinda.

Durante o recesso escolar, as equipes da Secretaria Municipal de Educação intensificaram os serviços de manutenção e reestruturação para garantir que os ambientes estivessem prontos para o retorno das atividades. A expectativa é de que, nos próximos meses, todas as 94 unidades estejam climatizadas, com apoio também da Equatorial Goiás nas ligações de energia de responsabilidade da concessionária.