FALAS RACISTAS

“Tenho advogados; provavelmente nos encontraremos no STF”, diz Silvio Almeida sobre ofensas de Gayer

O ministro responde à fala de Gustavo Gayer em que o chamou de "analfabeto funcional"

O ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, voltou a fazer comentários sobre ofensas dirigidas a ele pelo deputado federal goiano Gustavo Gayer (PL). Segundo o auxiliar do governo Lula (PT), é bem possível que ambos se encontrem em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

O discurso de Silvio foi proferido durante live realizada pelo canal Galãs Feios, no Youtube, ainda em julho, mas viralizou nesta semana. O ministro responde à fala de Gustavo Gayer em que o chamou de “analfabeto funcional”, após episódio em que o deputado teria corroborado fala racista que equiparou Q.I. de macacos ao de africanos.

“É meu dever, como ministro de Estado. Solicitei envio das informações para autoridades competentes para que providências institucionais possam ser tomadas. E vejam como o sujeito ficou absolutamente revoltado por conta disso. Ele não quer um enquadramento institucional”, disse o ministro.

Silvio Almeida ainda comentou as ofensas diretas a ele, dirigidas pelo deputado federal. “Eu não estou mais advogando, por conta do meu exercício do cargo de ministro de Estado. Isso não significa que eu não tenha advogados”, pontuou.

O ministro ainda completou: “Por exercício do cargo, ainda tenho prerrogativa de foro. Então significa que haja um encontro no Supremo Tribunal Federal, no momento certo, na hora adequada. Eu sou advogado e sou muito tranquilo em relação a isso. Cada um que responda do jeito que puder”.

Entenda

Gustavo Gayer responde ao apresentador do programa “Três Irmãos Podcast”, Rodrigo Arantes, que afirma existirem macacos com Q.I. 90 enquanto na África o QI médio seria de 72. O parlamentar, então, faz uma correlação entre suposto baixo Q.I. da população e ditaduras no continente, sem qualquer contexto social, econômico ou histórico.

Após o anúncio da denúncia contra Gayer, o deputado elevou o tom contra o ministro. “Mais um pra provar que QI baixo é fundamental para apoiar ditaduras. Infelizmente temos um ministro analfabeto funcional ou completamente desonesto”, escreveu no Twitter.