INVESTIGAÇÕES

Ex-ministro das Cidades, Baldy vira réu por suposta contratação irregular de obras

A Justiça do Distrito Federal recebeu denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o presidente…

Alexandre Baldy
Alexandre Baldy (Marcello Casal Jr - Agência Brasil)

A Justiça do Distrito Federal recebeu denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o presidente do partido Progressista (PP), em Goiás e candidato ao Senado, Alexandre Baldy. Agora réu, ele foi denunciado por supostamente ter colaborado com contratação de 17.404 unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida enquanto era ministro das Cidades.

O processo segue em fase inicial e não causa impedimento para a candidatura de Baldy ao Senado.

O caso aconteceu em 2018 e, segundo as investigações, gerou despesa de R$ 1,43 bilhão. Segundo a denúncia, a contratação ocorreu mesmo depois que a pasta foi alertada da indisponibilidade de caixa, de acordo com relatório da Controladoria Geral da União (CGU).

Além de Baldy, outras duas pessoas que ocupavam os cargos de secretária Nacional de Habitação e de secretário executivo também foram denunciadas.

A petição inicial foi protocolada em maio deste ano e a Justiça acatou a denúncia em 21 de junho. A divulgação, no entanto, só ocorreu nesta semana.

Resposta

O ex-ministro aponta que mais de 17 mil unidades habitacionais foram entregues sem qualquer irregularidade. Segundo ele, são obras que até hoje são entregues em várias regiões do país, “dando dignidade às pessoas, inclusive em Goiás, em Aparecida de Goiânia, por exemplo”.

“O que  demonstra que o recurso existia e foi utilizado para transformar o sonho da casa própria em realidade. O parecer da Controladoria Geral da União (CGU) e agora denunciado no Ministério Público Federal (MPF) é um equívoco social com quem passa fome e não tem teto para morar, que tão logo será esclarecido”, diz através de nota.

Leia a nota completa

Liberar recurso para construir casas ou moradias para famílias carentes, pobres, que moram embaixo de pontes ou viadutos pelo Brasil afora não pode ser considerado crime. Inclusive, já foram entregues pelo próprio Presidente da República, sem qualquer irregularidade na construção mais de 17 mil unidades habitacionais para o antigo Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), liberadas em dezembro de 2018, quando Alexandre Baldy era então ministro das Cidades.
São obras que até hoje ainda são entregues em várias regiões do País, dando dignidade as pessoas, inclusive em Goiás, em Aparecida de Goiânia, por exemplo. O que demonstra que o recurso existia e foi utilizado para transformar o sonho da casa própria em realidade. O parecer da Controladoria Geral da União (CGU) e agora denunciado no Ministério Público Federal (MPF) é um equívoco social com quem passa fome e não tem teto para morar, que tão logo será esclarecido.
Hoje, são mais de 17 mil famílias, mais de 60 mil pessoas, que realizaram o sonho de ter a casa própria graças ao ato de Baldy, citado nesse parecer.