Recurso negado

Ex-prefeito de Caldas Novas (GO) tem contas negadas pelo TCM

A Câmara Municipal de Caldas Novas deve fazer nova análise. Resultado pode torná-lo inelegível por oito anos

Evandro Magal (Foto: reprodução/Mais Goiás)
Evandro Magal (Foto: reprodução/Mais Goiás)

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) decidiu manter a rejeição de contas do ex-prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal. O ex-gestor tentou reverter o parecer prévio pela rejeição, no entanto, o colegiado não aceitou os argumentos da defesa. A decisão foi publicada na última terça-feira (11).

O parecer prévio foi emitido em novembro de 2022. Contudo, depois disso, a defesa de Evandro Magal impetrou um recurso de embargos de declaração, o qual foi julgado pelo colegiado nesta semana. A Câmara Municipal de Caldas Novas deve analisar novamente as contas e pode torná-lo inelegível por oito anos.

O conselheiro Francisco José Ramos votou pela manutenção do parecer prévio e seguido pelos conselheiros Humberto Aidar, Sérgio Antônio Cardoso de Queiroz, Flavio Monteiro de Andrada Luna e Valcenôr Braz de Queiroz.

O Mais Goiás tenta contato com o ex-prefeito.

Rejeição

Segundo documentos, somente em 2017, a gestão do político em questão terminou o ano com um déficit de mais de R$ 7 milhões, evidenciando gastos maiores que as receitas do município.

Além disso, o tribunal considerou que houve falta de comprovação do fato motivador do cancelamento da dívida ativa no exercício de referência em montante relevante, entre outros.